Brasil

Ministério prorroga autorização para uso de agrotóxicos

Ministério da Agricultura estendeu a autorização para pulverização de agrotóxicos em lavouras de algodão


	Algodão: agrotóxicos que contêm imidacloprido, tiametoxam, clotianidina e fipronil podem reduzir as populações de abelhas, causando desequilíbrio no ecossistema
 (Wikimedia Commons)

Algodão: agrotóxicos que contêm imidacloprido, tiametoxam, clotianidina e fipronil podem reduzir as populações de abelhas, causando desequilíbrio no ecossistema (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h22.

Brasília – O Ministério da Agricultura estendeu a autorização para pulverização de agrotóxicos em lavouras de algodão. Antes permitido para a safra 2012/2013, o uso agora pode ser feito até 31 de julho de 2014. A medida foi publicada hoje (5) no Diário Oficial da União. Segundo o ministério, a prorrogação é necessária para evitar perdas nas lavouras.

Os agrotóxicos que contêm as substâncias imidacloprido, tiametoxam, clotianidina e fipronil podem reduzir as populações de abelhas, causando desequilíbrio no ecossistema. Este ano, o Ministério da Agricultura permitiu a pulverização emergencial dos produtos em lavouras de algodão, arroz, cana-de-açúcar e trigo, mas impôs restrições.

Antes da aplicação, os agricultores deverão notificar os apicultores localizados em um raio de 6 quilômetros do local, com antecedência mínima de 48 horas. A fiscalização da utilização restrita fica a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAlgodãoMinistério da Agricultura e PecuáriaTrigo

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira discussão sobre mineração em terras indígenas de conciliação do marco temporal

Governo quer aumentar pena máxima de 4 para 6 anos de prisão a quem recebe ou vende celular roubado

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo