Brasil

Ministério firma acordo para reduzir sódio em alimentos

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha firma pacto com Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação para reduzir o sódio nos alimentos industrializados

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha: essa é uma forma de o governo diminuir o alto índice de consumo de sal no país (Elza Fiuza/ABr)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha: essa é uma forma de o governo diminuir o alto índice de consumo de sal no país (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 07h47.

Brasília - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, firma hoje (5) com a Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (Abia) o quarto pacto para a redução de sódio nos alimentos industrializados. Essa é uma forma de o governo diminuir o alto índice de consumo de sal no país, um dos fatores de risco para doenças crônicas como hipertensão e doenças cardíacas. A previsão é que novos alimentos sejam acrescentados aos três acordos firmados anteriormente.

Em 2011, o Ministério da Saúde assinou o primeiro acordo com a Abia para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos. Em 2012, o termo de compromisso incluiu a redução de sódio em temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais.

Segundo a pasta, a recomendação de consumo máximo diário de sal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é menos de 5 gramas por pessoa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários. Pesquisa feita com mais de 54 mil brasileiros em 2011 mostrou que a hipertensão arterial atingia 22,7% da população adulta.

O ministro também vai apresentar hoje dados inéditos da pesquisa Vigitel 2012 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - sobre a hipertensão arterial no país.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre PadilhaAlimentosMinistério da SaúdePolítica de saúdePolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSaúdeSaúde no BrasilTrigo

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil