Brasil

Ministério decreta emergência em MS por lagartas

Decreto libera as regiões afetadas para elaborarem planos de supressão da praga e abre caminho para a importação emergencial de inseticidas


	Lagarta: emergência fitossanitária já havia sido decretada recentemente na Bahia, Mato Grosso, Goiás, Piauí e Minas Gerais
 (Mick Tsikas/Reuters)

Lagarta: emergência fitossanitária já havia sido decretada recentemente na Bahia, Mato Grosso, Goiás, Piauí e Minas Gerais (Mick Tsikas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 08h26.

São Paulo - O Ministério da Agricultura decretou nesta quinta-feira emergência fitossanitária em Mato Grosso do Sul devido à infestação de lavouras com a lagarta exótica Helicoverpa armigera, informou o Diário Oficial da União.

O decreto libera as regiões afetadas para elaborarem planos de supressão da praga e abre caminho para a importação emergencial de inseticidas ainda não aprovados no Brasil.

A emergência fitossanitária já havia sido decretada recentemente na Bahia, Mato Grosso, Goiás, Piauí e Minas Gerais.

Produtores rurais de todo o país tentam proteger suas lavouras da Helicoverpa armigera nesta safra 2013/14, após o inseto ter imposto prejuízos bilionários a lavouras do oeste da Bahia na safra passada -- a primeira em que a espécie foi detectada no Brasil.

Na avaliação de especialistas, as ações de controle que vêm sendo usadas pelos produtores de soja nos últimos meses têm surtido efeito e as infestações estão sendo controladas, evitando até o momento perdas significativas na produção nacional.

A safra de soja do Brasil está praticamente toda plantada e algumas regiões que começaram o cultivo mais cedo devem entrar em estágio de colheita em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoMinistério da Agricultura e PecuáriaMato Grosso do Sul

Mais de Brasil

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados

Reúso e lavagem de garrafas com metanol são foco de investigação da Polícia Civil em SP

Outro surto no passado: 35 pessoas morreram na Bahia por bebida adulterada por metanol em 1999