Brasil

Ministério da Saúde vai enviar 5% a mais de doses para o Rio

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou a decisão neste sábado por rede social. O Estado tem registrado avanço de casos da variante Delta do novo coronavírus

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em depoimento à CPI da Covid (Jefferson Rudy/Agência Senado)

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em depoimento à CPI da Covid (Jefferson Rudy/Agência Senado)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 7 de agosto de 2021 às 20h29.

Última atualização em 7 de agosto de 2021 às 20h39.

O Ministério da Saúde decidiu enviar 5% a mais de doses das vacinas contra a covid-19 para o Rio de Janeiro. O Estado tem registrado avanço de casos da variante Delta do novo coronavírus que preocupa por sua maior transmissibilidade. A decisão foi divulgada neste sábado, 7, pelo ministro Marcelo Queiroga.

  • Quer saber tudo sobre o desenvolvimento e eficácia de vacinas contra a covid-19? Assine a EXAME e fique por dentro.

Em uma postagem no Twitter, Queiroga disse que a decisão foi tomada pela manhã. "Nesta semana, entregamos mais de 994,4 mil doses ao Estado do Rio de Janeiro. A última entrega foi realizada ontem (sexta-feira), com mais de 690 mil doses. Desde o início da campanha, já enviamos mais de 15 milhões de doses para o estado do RJ", escreveu, marcando no post o prefeito Eduardo Paes (PSD).

A gestão de Paes tem criticado supostos atrasos no repasse das doses. Neste sábado, a prefeitura disse que o calendário de aplicação pode sofrer novos atrasos caso mais doses não sejam entregues rapidamente. “Estamos aguardando o envio hoje das doses de Coronavac e Pfizer já no estoque do Ministério da Saúde. Caso o envio não se confirme, teremos que suspender o avanço do calendário para aplicação de primeiras doses na próxima segunda-feira”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O governo do Estado do Rio suspendeu as aulas presenciais na rede estadual na capital fluminense para a próxima semana devido a uma piora nos índices de transmissão da covid-19. Além da capital, outras 35 cidades do Estado não poderão oferecer ensino presencial pelo menos até a próxima sexta-feira.

A decisão de enviar mais doses ao Rio ocorre após apelo dos governadores. O Fórum de Governadores enviou ofício a Queiroga solicitando apoio ao combate à variante Delta do novo coronavírus. Os administradores estaduais colocam no documento uma preocupação com uma terceira onda da covid-19, impulsionada por essa variante. No documento, os governantes solicitaram vacinas adicionais ao Rio de Janeiro, um dos epicentros da disseminação da Delta.


Toda semana tem um novo episódio do podcast EXAME Política. Disponível abaixo ou nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts

Acompanhe tudo sobre:Ministério da SaúdeRio de Janeirovacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Varredura antibomba e monitoramento aéreo: chegada de chefes de Estado para o G20 mobiliza segurança

Carro da comitiva de Lula é recuperado após roubo na Baixada Fluminense

Presidente Lula discute sobre Enel com primeira-ministra italiana

Gás mais barato? Brasil deve assinar acordo com Argentina para ampliar importação, diz Silveira