Brasil

Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra gripe

A pasta lançou a Campanha de Vacinação contra a gripe, com o objetivo é garantir que ela alcance 80% do público-alvo, algo estimado em 39,7 milhões de pessoas


	Vacina contra gripe: prioridade é que sejam vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vacina contra gripe: prioridade é que sejam vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2015 às 16h44.

Brasília - O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, 30, a Campanha de Vacinação contra a gripe.

A campanha começa no dia 4 de maio e o objetivo é garantir que ela alcance 80% do público-alvo, algo estimado em 39,7 milhões de pessoas.

Serão disponibilizadas 54 milhões de doses.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prioridade é que sejam vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais; além de profissionais da saúde; indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto e presos. Trata-se dos grupos mais propensos à doenças respiratórios.

Nessa avaliação também se incluem estudos sobre epidemias e comportamento de infecções respiratórias.

"Nosso objetivo é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos", disse na manhã desta quinta-feira, 30, o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A vacina pretende proteger contra três subtipos de gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. As vacinas estarão disponíveis em 65 mil postos de vacinação. Para ser vacinado, é preciso levar o cartão de vacinação e identificação.

Acompanhe tudo sobre:DoençasSaúde no BrasilVacinasMinistério da SaúdeGripes

Mais de Brasil

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul

Relator da PEC da Blindagem no Senado diz que opinará pela rejeição do texto

O futuro do aeroporto Galeão: Anac abre consulta pública para nova concessão com venda assistida

Governo de SP abre consulta pública de PPP de R$ 2,5 bi para construção de moradias no centro