Brasil

Ministério da Saúde inicia distribuição de antídoto contra intoxicação por metanol a cinco estados

Pernambuco, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal vão receber leva de 580 ampolas de etanol farmacêutico

Ministério da Saúde confirmou o aumento para 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. (Getty Images/Getty Images)

Ministério da Saúde confirmou o aumento para 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. (Getty Images/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de outubro de 2025 às 08h42.

Última atualização em 6 de outubro de 2025 às 15h43.

O Ministério da Saúde anunciou no sábado, 5, que iniciou a distribuição do antídoto contra intoxicação por metanol — o etanol farmacêutico — para quatro estados e o Distrito Federal. Segundo balanço divulgado ontem, o número total de notificações por intoxicação relacionadas à substância informado à pasta pelos estados atingiu 195.

Na primeira remessa do antídoto, serão enviadas 580 ampolas para cinco estados, sendo 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para o Mato Grosso do Sul.

Essa primeira remessa faz parte da entrega total de 4,3 mil ampolas pelos hospitais universitários federais aos estados do Sistema Único de Saúde. Também no sábado, o ministério anunciou a compra de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol, que também pode ser utilizado no tratamento da intoxicação.

yt thumbnail

Atualização no número de casos

O Ministério da Saúde confirmou o aumento para 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. Desse total, 14 casos já estão confirmados e outros 181 continuam em investigação.

Do total de registros, 83% dos casos estão concentrados em São Paulo, incluindo todos os confirmados até o momento.

Das notificações, 13 são de óbitos. Até o momento, havia um óbito confirmado em São Paulo e outros 12 sendo investigados: sete em São Paulo, três em Pernambuco, um na Bahia e outro no Mato Grosso do Sul.

Na tarde de ontem, no entanto, o governo de São Paulo confirmou a segunda morte confirmada por intoxicação causada pelo metanol, de um homem de 46 anos.

Acompanhe tudo sobre:Metanolbebidas-alcoolicasSaúde

Mais de Brasil

Leilão de saneamento de R$ 20 bi em SP ocorrerá em setembro de 2026

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula