Brasil

Ministério da Saúde faz audiência sobre vacinação de crianças nesta terça

Anvisa aprovou o uso da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos em dezembro, mas Ministério da Saúde defende exigência de prescrição médica para aplicação

Ministério da Saúde (Ministério da Saúde/Divulgação)

Ministério da Saúde (Ministério da Saúde/Divulgação)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 4 de janeiro de 2022 às 06h00.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Nesta terça-feira, 4, especialistas em imunização vão participar de audiência pública sobre a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19. O evento, organizado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (SECOVID) do Ministério da Saúde, acontecerá a partir das 10h na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, e será transmitido ao vivo pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A consulta pública online sobre o assunto foi encerrada no domingo, 2. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão do governo será tomada na quarta-feira, 5. O evento desta terça-feira “promoverá o debate sobre o documento do Ministério da Saúde disponibilizado para a consulta pública”, explicou a pasta.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos em 16 de dezembro. O Ministério da Saúde defende que a vacina não seja obrigatória e que, para ser aplicada, seja exigida prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis. Apesar do posicionamento da pasta, governadores de vários estados têm dito que vão vacinar crianças mesmo sem prescrição médica.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia pediu esclarecimentos ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a determinação de realização de consulta pública sobre a vacinação de crianças.

 

Acompanhe tudo sobre:AnvisaCoronavírusMinistério da SaúdePfizer

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas