Brasil

Ministério da Saúde anuncia dose de reforço para pessoas acima de 60 anos

A aplicação de uma dose de reforço já havia sido anunciada para idosos com mais de 70 anos --embora alguns estados a tenham estendido para os maiores de 60 por conta própria

Ministério da Saúde: A pasta estima que 7 milhões de brasileiros acima de 60 anos serão imunizados com a 3ª dose (Eduardo Frazão/Exame)

Ministério da Saúde: A pasta estima que 7 milhões de brasileiros acima de 60 anos serão imunizados com a 3ª dose (Eduardo Frazão/Exame)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 28 de setembro de 2021 às 12h52.

Última atualização em 28 de setembro de 2021 às 12h52.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta terça-feira em vídeo publicado em sua conta no Twitter a ampliação da aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 para as pessoas com mais de 60 anos a partir do final deste mês.

Idosos acima de 60 anos que tiverem tomado a segunda dose há mais de seis meses já poderão receber o reforço. "Além dos idosos com mais de 70 anos, dos profissionais de saúde, que já foram contemplados com uma dose de reforço, agora o Ministério da Saúde vai atender aqueles com mais de 60 anos. São cerca de 7 milhões de brasileiros nesta condição", disse o ministro no vídeo.

O secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, que ocupa o cargo de ministro interinamente, afirmou que a decisão de expandir a dose de reforço para outra faixa etária foi tomada após análise de dados feita pela pasta.

— Ao avaliar os dados a gente verificou necessidade de ampliar a dose de reforço para todos adultos acima de 60 anos. Até então, a decisão era que se imunizasse com dose de reforço brasileiros acima de 70 e hoje então toma-se a decisão de se imunizar todos os brasileiros acima de 60 anos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. Com essa medida, a gente acredita que em breve estaremos livres dessa pandemia — disse Cruz.

A aplicação de uma dose de reforço já havia sido anunciada para idosos com mais de 70 anos --embora alguns estados a tenham estendido para os maiores de 60 por conta própria-- e para os profissionais de saúde.

Queiroga está em quarentena em Nova York depois de ser diagnosticado com a covid-19 enquanto acompanhava o presidente Jair Bolsonaro na cidade norte-americana, onde Bolsonaro discursou para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas na semana passada.

Com Agência o Globo e Reuters.

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.
Acompanhe tudo sobre:Marcelo QueirogaMinistério da SaúdeTerceira idadevacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”