Brasil

Ministério da Justiça investiga venda de hand spinner no país

O objeto, que tem atraído o interesse de crianças e adultos, é alvo da investigação por não ter passado pela avaliação do Inmetro

Hand spinner: relatos no exterior narram acidentes envolvendo o produto (J2R/Thinkstock)

Hand spinner: relatos no exterior narram acidentes envolvendo o produto (J2R/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de junho de 2017 às 14h38.

Última atualização em 28 de junho de 2017 às 14h40.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) abriu na última sexta-feira, 23, investigação para apurar supostas irregularidades na venda do hand spinner, objeto apresentado como brinquedo e que tem atraído o interesse de crianças e adultos.

Segundo vendedores, o spinner aliviaria tensões e ajudaria no combate ao estresse. Contudo, relatos no exterior narram acidentes envolvendo o produto.

Pelas normas brasileiras, todos os brinquedos precisam obrigatoriamente passar por avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e receber o selo do órgão.

Segundo o instituto, "o produto precisa cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação, e, consequentemente, ostentar o selo de identificação da conformidade (marca do Inmetro)".

"Caso contrário, estará irregular no mercado e as empresas que o comercializarem estarão sujeitas às sanções previstas em lei."

Para abrir a investigação, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) também se baseou em alerta emitido pelo Inmetro sobre o spinner.

Acompanhe tudo sobre:BrinquedosCriançasGovernoInmetroJovensMinistério da Justiça e Segurança Pública

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas