Brasil

Governo de MG investiga 1º caso suspeito de coronavírus em paciente de BH

A paciente, de 35 anos, chegou de Xangai no último sábado e apresenta problemas respiratórios compatíveis com a doença viral

Coronavírus: vírus desconhecido já deixou 17 mortos na China (Callista Images/Getty Images)

Coronavírus: vírus desconhecido já deixou 17 mortos na China (Callista Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 22 de janeiro de 2020 às 16h01.

Última atualização em 27 de janeiro de 2020 às 14h17.

São Paulo — Minas Gerais registrou o primeiro caso suspeito de infecção por coronavírus no Brasil em uma paciente que chegou a Belo Horizonte vinda da China no último sábado, informou a Secretaria de Saúde do Estado nesta quarta-feira.

A paciente, brasileira e que tem 35 anos de idade, veio de Xangai e foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento da capital mineira com sintomas respiratórios compatíveis com doença respiratória viral aguda.

"O caso foi notificado como suspeito. Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial", disse a secretaria em nota.

"Apesar de não apresentar qualquer sinal indicativo de gravidade clínica, a paciente foi conduzida rapidamente para o HEM (Hospital Eduardo de Menezes)... Todas as medidas assistenciais para redução de risco de transmissão foram tomadas."

Ainda de acordo com a nota, a paciente está clinicamente estável e o caso segue em investigação. A secretaria disse ainda que a paciente afirmou que não esteve na região chinesa de Wunhan, onde foram detectados casos de infecção pelo coronavírus, e não teve contato na China com pessoas que apresentassem sintomas da infecção.

Acompanhe tudo sobre:Belo HorizonteChinaCoronavírusDoençasMinas Gerais

Mais de Brasil

Debate no SBT: veja horário, onde assistir ao vivo e quais candidatos participarão

Governo de SP assina contrato para compra de 12 mil câmeras corporais para uso da PM estadual

'Se não reverter fluxo, biomas e país estarão ameaçados', diz Flávio Dino

Nunes tem 28%; Boulos, 25,5%, e Marçal 19,7%, em São Paulo, diz pesquisa Futura