Brasil

Militares apreendem 3,5t de drogas durante Operação Ágata VI

Além de suas próprias funções, os militares também prestaram ajuda à população fronteiriça com médicos


	Soldados das Tropas Especiais do Exército Brasileiro: as autoridades do Peru e Bolívia foram informadas, previamente, sobre esta operação
 (Divulgação/Exército Brasileiro)

Soldados das Tropas Especiais do Exército Brasileiro: as autoridades do Peru e Bolívia foram informadas, previamente, sobre esta operação (Divulgação/Exército Brasileiro)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 15h04.

Brasília - Os militares brasileiros que participaram de uma vasta operação realizada nas fronteiras do país com o Peru e a Bolívia, apreenderam um total de 3,5 toneladas de drogas, segundo um balanço final divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Defesa.

A "Operação Ágata VI", na qual participaram 7,5 soldados das três Forças Armadas do país - Exército, Marinha e Força Aérea - apreendeu 201 embarcações, 67 automóveis e mercadorias de contrabando no valor de R$ 2,1 milhões, afirmou o escritório em comunicado.

Nesta operação, emoldurada nos planos de defesa de fronteiras do governo brasileiro, foram utilizadas pela primeira vez duas unidades do Veículo Aéreo não-tripulado (VANT), desenvolvido pela empresa Aeroeletrônica, subsidiária da empresa israelense Elbit.

Além disso, estas operações de vigilância realizadas ao longo dos 4.126 km de fronteiras amazônicas com o Peru e Bolívia, contaram o apoio de caças-bombardeiros, helicópteros de combate, lanchas de patrulha e blindados.

Além de suas próprias funções, os militares também prestaram ajuda à população fronteiriça com médicos, que atenderam durante duas semanas 13.230 pessoas, das quais 2.630 receberam atendimento odontológico.

As autoridades do Peru e Bolívia foram informadas, previamente, sobre esta operação e convidadas a enviar observadores no marco dos planos de cooperação na fronteira que o Brasil mantém com ambos os países.

A operação foi parecida com uma realizada em agosto, no limites do país com o Uruguai, Argentina e Paraguai, na qual foram apreendidos 880kg de drogas, assim como 11.730kg de explosivos.

Segundo o Ministério da Defesa, a "Operação Ágata VI" foi a última deste ano e será seguida, em 2013, por "pelo menos outras três" da mesma competência, com o "objetivo de levar a presença do Estado brasileiro às fronteiras". 

Acompanhe tudo sobre:DrogasExércitoMarinhaFAB

Mais de Brasil

Ministro da Educação afirma que Enem não será cancelado após suposto vazamento de questões

Moraes decreta prisão preventiva de Ramagem

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 12 estados; veja a previsão

Anvisa veta 5 canetas emagrecedoras irregulares no país; saiba quais são