A nova estação Higienópolis pode ficar exatamente na esquina das Ruas Sergipe e Ceará (Creative Commons)
Da Redação
Publicado em 17 de maio de 2011 às 11h01.
São Paulo - O governo de São Paulo confirmou ontem que a polêmica Estação Higienópolis/Faap do Metrô vai ficar mesmo no bairro nobre do centro da capital. A localização exata ainda não foi definida, mas está certo que essa parada da futura Linha 6-Laranja será na Rua Sergipe - em uma faixa de cerca de 100 metros entre a Avenida Angélica e a Rua Ceará.
"O endereço da estação ficará nessa faixa da Sergipe com Angélica até mais ou menos a faixa da Rua Ceará", disse ontem o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante evento de inauguração da Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela.
Fontes ouvidas pela reportagem afirmam que é grande a probabilidade de a nova estação ficar na esquina das Ruas Sergipe e Ceará. Conta a favor desse local o fato de não haver edifícios - o que encareceria desapropriações. Outro fator é que esse seria uma espécie de "limite" para aglutinar a demanda de estudantes da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e também de quem circula pela Angélica.
O projeto inicial previa uma estação no Pacaembu, que foi abandonada porque a demanda era baixa (17 mil passageiros por dia). Por isso o deslocamento não pode avançar muito rumo ao Pacaembu, para não perder a demanda da Angélica (25 mil). Como a estação será bem profunda, será possível construir os túneis pela Sergipe para que cheguem em nível na região da Faap. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.