Brasil

Metrô de São Paulo compra 26 trens de empresa espanhola

Estatal pagou US$ 386,4 milhões pelos carros, que serão entregues em 2013

Estação do Metrô: mesma empresa já entregou 17 trens anteriormente (foto/Wikimedia Commons)

Estação do Metrô: mesma empresa já entregou 17 trens anteriormente (foto/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2011 às 13h01.

San Sebastián, Espanha - O Metrô de São Paulo comprou 26 trens, compostos de seis carros cada um, da companhia Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), com sede em Beasain, no norte da Espanha, por um valor de US$ 386,4 milhões.

De acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira pela empresa espanhola, os primeiros trens serão entregues em 2013 e o pedido deve ser completado em um prazo de 40 meses.

A mesma fonte lembrou que esta adjudicação se soma à de 17 trens de seis carros já entregues pela CAF ao Metrô de São Paulo, além de diferentes contratos para a provisão de unidades de trens com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), dos quais alguns já foram fornecidos, enquanto outros estão em processo de fabricação.

Este último contrato consolida a CAF como o maior fornecedor de trens do Brasil, onde a empresa espanhola possui uma unidade em Hortolândia, em São Paulo, considerada a fábrica de material ferroviário mais moderna da América Latina.

Os trens incorporarão, segundo a CAF, os últimos avanços tecnológicos neste tipo de unidades e operarão na expansão da Linha 5 do sistema metropolitano da cidade.

O metrô de São Paulo foi inaugurado em 1974, possui 60 estações e uma extensão de mais de 65 quilômetros de vias, além de ser um dos mais modernos do continente americano.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEmpresas estataisEuropaPiigscidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalmobilidade-urbanaEspanhatransportes-no-brasilTransporte públicoMetrô de São Paulo

Mais de Brasil

COP30 antecipará em 30 anos obras de infraestrutura em Belém, diz Hélder

Lula terá seis reuniões multilaterais para acelerar negociações na COP30

Vai chover no feriado em SP? Confira a previsão

O que muda com o PL Antifacção aprovado pela Câmara