Horário de verão: neste ano, um decreto do presidente Jair Bolsonaro suspendeu a medida para economia de energia (Arquivo/Agência Brasil/Agência Brasil)
Clara Cerioni
Publicado em 20 de outubro de 2019 às 09h13.
Última atualização em 20 de outubro de 2019 às 10h06.
São Paulo — Na manhã deste domingo (20), parte da população foi surpreendida pela atualização errônea do horário de verão em celulares e outros dispositivos.
O horário foi atualizado automaticamente pelas operadoras de telefonia, já que o horário de verão começava tradicionalmente no terceiro final de semana de outubro, na madrugada entre sábado e domingo.
Neste ano, porém, um decreto do presidente Jair Bolsonaro suspendeu a medida para economia de energia.
A atualização é realizada de acordo com Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês), usado pelos dispositivos eletrônicos.
Para evitar a confusão, é necessário entrar no sistema de configuração de horários e desmarcar opções automáticas de "data e hora" e de "fuso horário".
A confusão com o novo horário repercutiu nas redes sociais. De acordo com o monitoramento do Google Trends, o termo "Quantas horas" teve mais de 5 mil pesquisas.
Já no Twitter, o assunto ficou em primeiro lugar nos Trending Topics. Vários usuários relataram a confusão e muita gente chegou com antecedência aos compromissos deste domingo:
https://twitter.com/MJampiro/status/1185884853587320832
No ano passado, em que o horário de verão começou em 4 de novembro, o terceiro final de semana de outubro também foi marcado por confusão, já que celulares foram atualizados automaticamente.