Brasil

Mesmo sem alto risco de transmissão no Brasil, Saúde negocia compra de 25 mil doses contra Mpox

Ministra também anunciou a criação de Centro de Operações de Emergência em Saúde para coordenar as ações de resposta à doença

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 08h11.

Última atualização em 19 de agosto de 2024 às 13h58.

Tudo sobreMpox
Saiba mais

O Ministério da Saúde anunciou na última quinta-feira, 15, a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para coordenar as ações de resposta à mpox no Brasil. Durante o mesmo anúncio, a ministra Nísia Trindade também informou sobre a negociação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para a aquisição emergencial de 25 mil doses da vacina contra a doença. 

A mobilização da pasta acontece um dia depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência de saúde internacional a respeito da transmissão da doença.

Suécia relata primeiro caso de cepa mortal de mpox fora da África

Mpox no Brasil

As medidas do Ministério acontecem no mesmo momento em que a ministra esclarece sobre o Brasil ser classificado como nível 1 para a doença. Isso quer dizer que o país se encontra no risco menos alarmante, com cenário de normalidade para a doença e sem casos da nova variante que surgiu no Congo.

Nisia aproveitou a entrevista para reinterar que mesmo assim é necessário manter um estado de "alerta" em relação ao vírus.

Fabricante dinamarquesa de vacinas dispara 17% após declaração da OMS sobre Mpox

“Este é, sim, um motivo de alerta, monitoramento e preocupação. Para isso, contamos com nossos sistemas de vigilância e os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), que são essenciais nessa resposta. Contudo, é importante reforçar que não há motivo para alarme, como já mencionado em comunicados anteriores. Devemos permanecer vigilantes e seguir as recomendações disponíveis para lidar com essa emergência de importância internacional, considerando a presença do vírus no Brasil”, disse.

Níveis de Mpox

O nível 2 seria em um cenário de mobilização, com detecção de casos importados no Brasil. O nível 3, cenário de alerta, com detecção de casos autóctones esporádicos. O nível 4, situação de emergência, com transmissão sustentada em território nacional. Já o nível 5, situação de crise, com uma epidemia de mpox instalada no país.

Acompanhe tudo sobre:MpoxMinistério da SaúdeNísia Trindade

Mais de Brasil

Agência Nacional de Mineração monitora formação de trincas em barragem em Ouro Preto

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Nunes tem 24%; Marçal, 22%, e Boulos, 22%, em São Paulo, aponta pesquisa Real Time Big Data

Marçal tem 32,1%, Boulos, 26%, e Nunes, 18,1%, aponta pesquisa Veritá