Brasil

Mercadante elogia adoção de cotas em universidades de SP

Conforme estabelecido pela lei, a proporção deverá chegar a 50% das vagas para esses estudantes dentro de quatro anos


	O ministro da Educação, Aloizio Mercadante: Mercadante reiterou ainda o compromisso em vincular 100% dos recursos do petróleo para educação
 (Elza Fiuza/ABr)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante: Mercadante reiterou ainda o compromisso em vincular 100% dos recursos do petróleo para educação (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 14h51.

Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, elogiou nesta quinta-feira a adoção do sistema de cotas na USP, Unicamp e Unesp, conforme revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo. "É muito positivo que as universidades estaduais acompanhem o esforço das universidades federais", disse Mercadante a jornalistas, após cerimônia no Palácio do Planalto.

Conforme estabelecido pela Lei das Cotas, já no próximo vestibular as instituições federais terão de reservar no mínimo 12,5% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Conforme estabelecido pela lei, a proporção deverá chegar a 50% das vagas para esses estudantes dentro de quatro anos.

Sobre a adoção de cotas nas federais, Mercadante disse que o governo prepara uma bolsa para estudantes com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. "O governo federal vai dar um cartão de crédito. Eles (estudantes nessa situação) vão ter uma renda direta, como é o Bolsa Família e vamos ter um sistema de tutoria. Vamos ter um professor, aluno de pós-graduação apoiando, ajudando cada um dos estudantes que estão pelo regime de cotistas", afirmou.

Mercadante reiterou ainda o compromisso em vincular 100% dos recursos do petróleo para educação. "A nossa luta pra vincular 100% dos recursos do pré-sal, do pós-sal e todos os royalties do petróleo para educação continua. Não faz sentido dizer que essa proposta é contra o interesse dos municípios. Pelo contrário, só queremos que eles vinculem (os recursos) à educação", disse.

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteCotasEnsino superiorFaculdades e universidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

FAB intercepta aeronave ilícita com 200kg de skunk no Pará; vídeo

Linha 1-azul do metrô de São Paulo opera com velocidade reduzida após ocorrência na estação Luz

Anvisa proíbe todos os lotes dos suplementos da Power Green

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos; entenda