Brasil

Mercadante: Brasil vive janela histórica de oportunidade em protagonismo na transição ambiental

Presidente do BNDES ressaltou que o país deve continuar a buscar soluções diplomáticas com todas as nações, sendo um dos poucos países da ONU nesta posição

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES  (EVARISTO SA/AFP via/Getty Images)

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (EVARISTO SA/AFP via/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 14h17.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira, 30, que o Brasil está vivendo uma janela histórica de oportunidade de ampliar seu protagonismo com sua atuação no desafio de transição ambiental.

"A crise climática dá protagonismo ao Brasil de liderar essa agenda. O Brasil pode ter ambição de ser o primeiro país do G20 a ter emissões zero. E, com Amazônia e biodiversidade que temos - a maior do planeta -, podemos ter a resposta decisiva para a humanidade, o que dará mais protagonismo ao País", disse.

Mercadante também afirmou que o Brasil tem que continuar em busca de soluções diplomáticas e de paz, sendo um dos poucos países da Organização das Nações Unidas (ONU) a ter relações com todas as nações.

O presidente do banco de fomento também ressaltou que o Brasil é o segundo país que mais atrai investimento direto externo. Porém enfatizou Mercadante, precisa de segurança jurídica para atrair mais investimentos.

"Faremos estudos para buscar cultura de conciliação, de arbitragem e reduzir custo jurídico e temporal da litigância que temos", disse, na abertura do Fórum BNDES de Direito e Desenvolvimento, na sede do banco de fomento, na região central do Rio. "Precisamos melhorar marco regulatório para aproveitar desafios."

O executivo ressaltou a performance do BNDES neste ano: elevou em 100% a demanda por crédito protocolada no banco, em 40% as aprovações e em 20% os desembolsos.

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteBNDESONU

Mais de Brasil

‘Sextou do metanol’: em São Paulo, bares ficam vazios com temor sobre intoxicação

Crise do metanol: quem não comprovar de onde vem sua bebida não poderá operar, diz Tarcísio

Metanol em SP: veja em quais regiões as pessoas foram intoxicadas

Quanto custa a inscrição da FUVEST? Prazo acaba amanhã; tire suas dúvidas