Brasil

Mendes suspende interrogatório de Aécio na Lava Jato

O ministro do STF atendeu pedido da defesa do tucano que alegou não ter tido acesso à íntegra da investigação da Polícia Federal

Aécio: o senador é investigado neste inquérito sobre o caso Furnas por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro (Marri Nogueira/Agência Senado)

Aécio: o senador é investigado neste inquérito sobre o caso Furnas por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro (Marri Nogueira/Agência Senado)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de abril de 2017 às 12h23.

São Paulo - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta terça-feira, 25, o interrogatório, na Operação Lava Jato, do senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional do partido. O ministro atendeu pedido da defesa do tucano que alegou não ter tido acesso à íntegra da investigação da Polícia Federal.

Aécio é investigado neste inquérito sobre o caso Furnas por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A defesa de Aécio alegou que "lhe foi negado o acesso a depoimentos já produzidos, sob o argumento de que representariam diligência em andamento".

"Os advogados solicitaram acesso a todos os depoimentos já colhidos, ainda que não entranhados nos autos, bem como para que seja suspenso o interrogatório do requerente, por pelo menos 48 horas."

O tucano usou como argumento a Súmula Vinculante 14, da Corte, que garante a todos os investigados acesso amplo aos autos das investigações.

A PF alegou que "por estratégia de investigação, o investigado deve ser ouvido antes de tomar conhecimento do depoimento das testemunhas". Segundo a Federal, "o interrogatório e os depoimentos das testemunhas fazem parte de uma única diligência policial", desta forma, "não haveria diligência concluída, de juntada obrigatória aos autos".

Para Gilmar Mendes, "o ato contraria o entendimento desta Corte representado pela Súmula Vinculante 14".

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesGilmar MendesOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP