Brasil

Mendes Ribeiro diz que confia na vitória contra o câncer

"Não penso em reduzir meu ritmo nesta primeira fase [do tratamento quimioterápico]", disse o ministro da Agricultura

Mendes Ribeiro, com câncer, dá entrevista: para os próximos dias, ele organizou uma intensa agenda de compromissos no Brasil e no exterior (Wilson Dias/ABr)

Mendes Ribeiro, com câncer, dá entrevista: para os próximos dias, ele organizou uma intensa agenda de compromissos no Brasil e no exterior (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 14h01.

Brasília – Em tratamento para a cura de um câncer no cérebro, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, evita cancelar compromissos, adiar atividades e mudar de forma abrupta sua rotina de trabalho. Bem-humorado, Mendes Ribeiro, que se submete a sessões de quimioterapia, disse hoje (27), em conversa com jornalistas, que confia na vitória sobre a doença.

“Não penso em reduzir meu ritmo nesta primeira fase [do tratamento quimioterápico]. Mas vou ter de pensar em não jogar futebol e diminuir os exercícios físicos”, disse o ministro.

Mendes Ribeiro contou ter conversado sobre as eventuais limitações causadas pelos efeitos colaterais do tratamento com a presidenta Dilma Rousseff, que superou o linfoma em 2009. “Conversei com a presidenta Dilma e ela mandou ‘tocar a ficha’”, contou.

O ministro informou que o tumor cerebral não retornou e nem há indicações de novas células cancerígenas. Há dez meses, ele luta contra a doença. Mendes Ribeiro disse que sofreu com dores no estômago e nas pernas.

Para os próximos dias, ele organizou uma intensa agenda de compromissos no Brasil e no exterior. Mendes Ribeiro tem viagens marcadas para Mato Grosso e o Rio Grande do Norte. No começo de novembro, ele irá ao Japão negociar os termos para a exportação da carne suína catarinense, definindo requisitos e certificados internacionais sanitários.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCâncerDoençasMendes RibeiroPolítica no BrasilPolíticosTrigo

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia