Brasil

Membro do BC dos EUA vê juros acima de zero

Charles Plosser sugeriu que a taxa básica de juros dos Estados Unidos já devia ser superior a zero


	Presidente do Fed da Filadélfia, Charles Plosser: economista escreveu que muitas regras sugerem que a política monetária não é ou deixará de ser em breve limitada pelo juro zero
 (Brendan McDermid/Reuters)

Presidente do Fed da Filadélfia, Charles Plosser: economista escreveu que muitas regras sugerem que a política monetária não é ou deixará de ser em breve limitada pelo juro zero (Brendan McDermid/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2014 às 21h19.

Nova York - O presidente da distrital de Filadélfia do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Charles Plosser, sugeriu que a taxa básica de juros já devia ser superior a zero.

Em texto preparado para discurso a um grupo de economistas em Nova York, Plosser escreveu que muitas regras sugerem que, devido ao progresso da economia no último ano, a política monetária não é ou deixará de ser em breve limitada pelo juro zero. "Isso é, elas indicam que a taxa deveria ser acima de zero", escreveu.

Para ele, a sinalização de que o Fed pretende manter a taxa de juros próxima a zero pode ser um problema para a política monetária. "Sem o entendimento público da tomada de decisão em tempos normais, tentar perseguir o compromisso de uma política mais frouxa que o normal pode enviar o sinal errado", afirmou. Se o público entender que a taxa continuará baixa por muito tempo, escreveu Plosser, ele pode interpretar que a economia também estará mais fraca por um período prolongado.

Essa não é a primeira vez que o presidente do Fed de Filadélfia, que possui direito a voto nas decisões de política monetária, sugeriu uma elevação na taxa de juros.

Na semana passada, a presidente do Fed, Janet Yellen, sinalizou que a taxa de juros poderá subir ao redor de seis meses após o fim do programa de compra de ativos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJurosMercado financeiroPaíses ricosPolítica monetária

Mais de Brasil

Gestão Pochmann quer que sindicato de servidores do Instituto não use mais sigla IBGE no nome

AGU recorre de decisão do TCU que bloqueia verbas do programa Pé de Meia

Investigada no caso Deolane, Esportes da Sorte é autorizada a operar apostas no Brasil

Tempestade atinge Centro-Sul do país em meio à onda de calor nesta quinta-feira; veja previsão