Brasil

MELHORES E MAIORES 50 anos: em 2005, um tsunami político e econômico no Brasil

Da explosão do escândalo do mensalão à conquista da Vale no mercado internacional, passando pelo lento crescimento econômico e eventos marcantes no cenário mundial, 2005 ficará registrado como um ano de desafios e triunfos contrastantes

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 12h28.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h38.

O ano de 2005 foi marcado pelas turbulências políticas em Brasília. A chamada “crise do mensalão” deu início à maior crise política enfrentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao longo do seu mandato. Tudo começou com a entrevista do então deputado federal Roberto Jefferson, presidente do PTB, ao jornal Folha de S.Paulo, publicada em 6 de junho.

Jefferson, que hoje se encontra preso, denunciou ao jornal um esquema de pagamentos mensais de propinas a parlamentares feitos pelo PT para garantir o apoio a Lula no Congresso Nacional. Diante da crise, que atingiu o governo federal como um tsunami, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, pede demissão do cargo dias após a entrevista ser publicada.

Na economia, as coisas também não foram bem. O Brasil cresceu apenas 2,3% naquele ano, segundo o IBGE, ficando à frente apenas do Haiti na América Latina. A taxa de juros registrada era de quase 20% e a inflação oficial medida pelo IPCA fechou o ano em 5,69%.

A Vale, uma das principais mineradoras do mundo, venceu naquele ano o prêmio MELHORES E MAIORES. Em 2005, a produção de minério de ferro da companhia atingiu o recorde de 255 milhões de toneladas.

A alta procura por commodities no mercado internacional, principalmente pela China, elevou consideravelmente os lucros da empresa, cujas origens remontam a antiga Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), criada por Getúlio Vargas, em 1942, e privatizada em 1997.

Em abril, católicos em todo o mundo lamentaram a morte do papa João Paulo II, um dos pontífices mais longevos e populares do século 20. Ele foi substituído pelo cardeal Joseph Ratzinger, que se tornou o papa Bento 16.

No Reino Unido, no mesmo mês da morte de João Paulo II, o então príncipe Charles, atual rei Charles III, oficializava sua união com Camilla Parker. Ainda na Inglaterra, o brasileiro Jean Charles de Menezes foi morto pela polícia de Londres, em julho, após ser confundido com um terrorista.

A natureza continuou causando estragos em 2005. Em agosto, o Furacão Katrina atingiu o sul dos Estados Unidos, provocando grande destruição e deixando um saldo de mil mortes ao longo da costa do Golfo do México.

No Brasil, o mês de agosto foi marcado pelo assalto à agência do Banco Central, em Fortaleza (CE). O roubo de R$ 165 milhões, efetuado por meio de um túnel, ficaria conhecido como o maior assalto a banco já praticado no Brasil. A ousadia dos ladrões e o sofisticado plano para o roubo seriam contados posteriormente no filme “Assalto ao Banco Central”.

Acompanhe tudo sobre:Melhores e Maiores

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”