Brasil

MELHORES E MAIORES 50 anos: em 2002, o Brasil ganha o penta e Lula eleito pela primeira vez

Da política ao esporte, passando pela cultura, o ano de 2002 foi movimentado nas mais diversas áreas

Nestlé: vencedora do prêmio MELHORES E MAIORES de 2002 (Stefan Wermuth/Bloomberg/Getty Images)

Nestlé: vencedora do prêmio MELHORES E MAIORES de 2002 (Stefan Wermuth/Bloomberg/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 11h58.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h37.

O médium Chico Xavier costumava dizer aos amigos que gostaria de morrer no mesmo dia em que o povo brasileiro estivesse muito feliz. Chico, uma das principais referências do espiritismo no Brasil, faleceu no dia 30 de junho de 2002, cerca de dez horas após a Seleção Brasileira conquistar o pentacampeonato mundial de futebol. Coincidência ou não, o fato é que 2002 foi um ano denso para o Brasil e o mundo em diversas áreas, como economia, política, cultura e esportes.

Na economia, o euro avança da fase experimental e se torna a moeda oficial dos países membros da União Europeia, substituindo todas as unidades monetárias que existiam até então, como o escudo (Portugal), franco (França), lira (Itália), marco (Alemanha) e pesetas (Espanha). Apenas o Reino Unido decidiu não aderir à unidade monetária e manteve sua moeda própria, a libra.

A indústria alimentícia mundial começava a desenvolver linhas de produtos com métodos mais saudáveis e sustentáveis, para atender um consumidor cada vez mais preocupado com a sua saúde e exigente em relação à comida que colocava no prato. Entre elas, a gigante do setor de alimentos Nestlé, vencedora do prêmio MELHORES E MAIORES de 2002.

Desde a década anterior, a multinacional suíça tinha como meta consolidar o tripé “nutrição, saúde e bem-estar”, em todos os países em que estivesse presente. Em 2000, a empresa lançou um programa de agricultura sustentável e apoio a produtores rurais locais fornecedores das commodities utilizadas em seus produtos, como lácteos e chocolates.

Em agosto de 2002, chegava às telas de cinema o clássico “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, considerado um dos filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos. Nas letras, o escritor Paulo Coelho, autor de best-sellers como “O Alquimista”, “Diário de um Mago” e “Brida” foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Apesar do sucesso de vendas no Brasil e no exterior, com milhões de exemplares vendidos ao redor do planeta, muitos críticos literários sempre torceram o nariz para a obra de Coelho, considerando-a superficial e com falhas graves de enredo e construção. Mesmo assim, Coelho segue um dos autores brasileiros mais conhecidos e vendidos no exterior.

Em eleições consideradas históricas, os brasileiros elegeram, em outubro de 2002, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o seu primeiro mandato presidencial. Lula, que disputava as eleições presidenciais desde 1989, obteve mais de 53 milhões de votos. A vitória da esquerda nas eleições brasileiras repercutiu na imprensa e nos meios políticos em todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:Melhores e Maiores

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo