Brasil

MELHORES E MAIORES 50 anos: 2003, um ano conturbado no céu e na terra

Guerra do Iraque e acidente aeroespacial movimentaram o cenário internacional; no Brasil, começava o primeiro governo Lula

Mahle Metal Leve: fundada em 1954 pelos irmãos Ernst Mahle e Hermann Mahle, em São Paulo (Divulgação/Divulgação)

Mahle Metal Leve: fundada em 1954 pelos irmãos Ernst Mahle e Hermann Mahle, em São Paulo (Divulgação/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 11h59.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h38.

O ano de 2003 começou com a expectativa em torno do início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e a ameaça de confronto no Iraque como temas dominantes no noticiário nacional e internacional. Lula ainda despertava desconfiança e ceticismo em relação ao seu desempenho no comando do país, em especial entre os agentes econômicos.

Mas o primeiro ano da era Lula ocorreu sem grandes sobressaltos econômicos e políticos. Um dos marcos do começo da gestão foi o convite ao cantor e compositor Gilberto Gil para ser o ministro da Cultura. Gil topou o desafio e assumiu o ministério no mesmo ano em que venceu o Grammy Latino de Personalidade do Ano.

Em março, começou o conflito armado no Iraque com o ataque de uma força de coalização liderada pelos Estados Unidos e Reino Unido. O argumento utilizado pelos EUA na ONU para justificar a invasão era uma suposta existência de armas químicas de destruição em massa em poder do ditador iraquiano Saddam Hussein, fato que nunca foi comprovado. Após meses de combate e domínio das principais cidades iraquianas, Saddam foi capturado e morto pelas tropas de coalização da ONU.

A guerra no Iraque não foi o único revés no ambiente internacional. Em fevereiro, o ônibus espacial norte-americano Columbia se desintegrou no ar ao entrar em contato com a atmosfera, pouco antes de cumprir sua missão. Os sete tripulantes morreram em um dos mais trágicos acidentes aeroespaciais da História.

A China, por sua vez, enviou o seu primeiro astronauta ao espaço em outubro de 2003, quebrando uma primazia reservada apenas aos Estados Unidos e à extinta União Soviética.  Na atmosfera terrestre, m novembro, o avião supersônico Concorde fez o seu último voo comercial entre Estados Unidos e Inglaterra, encerrando uma era da aviação comercial.

As dúvidas que ainda pairavam em relação à política interna e o cenário internacional conturbado não tiraram o brilho do MELHORES E MAIORES, vencido naquele ano pela Mahle Metal Leve.

Era a terceira vez que a empresa, fundada em 1954 pelos irmãos Ernst Mahle e Hermann Mahle, em São Paulo, ocupava o lugar principal no pódio do prêmio. A primeira delas, inclusive, foi na primeira edição, em 1974. Os destaques sucessivos não foram por acaso. A Mahle sempre foi uma grande referência no mercado de peças para motores automotivos, compressores e turbinas, em um amplo portfólio de produtos.

Acompanhe tudo sobre:Melhores e Maiores

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”