Brasil

Médico estrangeiro desiste do Mais Médicos

O médico cubano Bladimir Quintan Remedios, 49 anos, foi a primeira baixa internacional do programa Mais Médicos em Pernambuco


	Médicos estrangeiros assistem à palestra do Mais Médicos: o cubano alega dificuldade para trazer a família, formada por cinco pessoas
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Médicos estrangeiros assistem à palestra do Mais Médicos: o cubano alega dificuldade para trazer a família, formada por cinco pessoas (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2013 às 15h14.

Recife - O médico cubano Bladimir Quintan Remedios, 49 anos, que desertou do seu país em 1996, ao fazer uma viagem de turismo para a Espanha, foi a primeira baixa internacional do programa Mais Médicos em Pernambuco. Lotado para trabalhar no Recife, ele retornou neste fim de semana para a Espanha, onde mora.

Com 26 anos de experiência em Medicina Familiar, ele desistiu do programa e pediu oficialmente o cancelamento do registro provisório no Conselho Regional de Medicina (Cremepe), alegando dificuldade para trazer a família, formada por cinco pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, ele também explicou ter recebido uma proposta de emprego em Madri.

Ao chegar ao Recife, ele disse que a crise econômica europeia motivou a sua vinda e também se sentiu estimulado pela ideia do programa, que elogiou. Quintan Remedios devolveu R$ 10 mil recebidos como ajuda de custo ao Ministério da Saúde e ficou com igual quantia relativa ao primeiro mês de trabalho, quando fez curso de capacitação.

TROCA

O ministério também informou que duas médicas cubanas que iriam trabalhar em Xexéu, na zona da mata, foram transferidas para o município de Lagoa do Ouro, no agreste pernambucano. A prefeitura de Xexéu informou não ter condição de abrigar as profissionais, como previsto no programa. Lagoa do Ouro, que seria contemplado em uma etapa seguinte, se ofereceu para recebê-las.

Pernambuco tem 46 médicos do programa. O Ministério da Saúde solicitou o registro provisório de 43 deles. Trinta e nove foram concedidos e quatro estão com pendências de documentação.

Acompanhe tudo sobre:Mais MédicosMédicosSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais