Brasil

Médico cubano é afastado de posto de saúde no RGS

Dificuldade em falar o português provocou o afastamento do médico cubano, de acordo com o coordenador médico da secretaria de saúde do município


	Médico em hospital: profissional está afastado do trabalho há 15 dias enquanto aguarda decisão da supervisão do Mais Médicos
 (Getty Images)

Médico em hospital: profissional está afastado do trabalho há 15 dias enquanto aguarda decisão da supervisão do Mais Médicos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 19h42.

O Ministério da Saúde informou hoje (14) que a coordenação do Programa Mais Médicos no Rio Grande do Sul instaurou processo para apurar a situação do médico cubano Luis Enrique Rodriguez, após receber ofício da Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves informando que o profissional estava tendo problemas em se comunicar com os pacientes.

A dificuldade em falar o português provocou o afastamento do médico cubano da unidade básica de saúde de Bento Gonçalves, de acordo com o coordenador médico da secretaria de saúde do município, Marco Antônio Ebert.

O profissional está afastado do trabalho há 15 dias enquanto aguarda decisão da supervisão do Mais Médicos.

“Observamos uma necessidade de maior aprimoramento da língua para haver uma boa relação médico-paciente e para que todos os procedimentos e condutas pudessem ser registrados em prontuário”, explicou Ebert.

O médico cubano trabalhou por cerca de dois meses no município e os agentes de saúde verificaram que os pacientes da região onde o médico atuava estavam procurando atendimento em outras unidades de saúde, explicou o coordenador. “Nesses dias, ele tentou se familiarizar com a língua portuguesa e um dos problemas é que a altura da voz estava elevada. Ele também estava se familiarizando com protocolos clínicos que são um pouco diferentes dos cubanos”, relatou.

O município de Bento Gonçalves recebeu dois profissionais do Mais Médicos, o cubano e uma brasileira, e solicitou mais quatro. Marco Antônio Ebert diz não ver problema em receber outros médicos cubanos por meio do programa.

Acompanhe tudo sobre:Mais MédicosMédicosMinistério da SaúdeSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

Após 99, Uber volta a oferecer serviço de mototáxi em SP

Após prever reforma ministerial até dia 21, Rui Costa diz que Lula ainda começará conversas

Fuvest antecipa divulgação da lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular para esta quarta

Governo Lula se preocupa com o tom usado por Trump, mas adota cautela e aguarda ações práticas