Brasil

MEC vai distribuir aos professores vídeos de Salman Khan

Os vídeos do educador americano Salman Khan viraram uma febre na internet, com mais de 200 milhões de visualizações


	Salman Khan: no Brasil, o MEC está trabalhando com a ideia de distribuir os vídeos para os professores, não para os estudantes.
 (Robyn Twomey/EXAME.com)

Salman Khan: no Brasil, o MEC está trabalhando com a ideia de distribuir os vídeos para os professores, não para os estudantes. (Robyn Twomey/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 17h13.

Brasília - O Ministério da Educação planeja distribuir para os professores das escolas públicas os vídeos da Khan Academy, a ONG fundada em 2010 pelo educador americano Salman Khan e que viraram uma febre na internet, com mais de 200 milhões de visualizações. Convidado pelo MEC e pela Fundação Lemann - que já traduziu mais de 400 vídeos de matemática e os aplica em um projeto piloto em escolas de São Paulo e Santo André - Khan esteve hoje em Brasília para falar do método e de como funciona a ONG.

"Quando as pessoas estão nas salas de aula elas têm que interagir e não só o professor falar", disse ele. "A tecnologia pode, na verdade, deixar as salas de aula mais humanas".

Hoje, de acordo com dados da Khan Academy, 43 milhões de estudantes usam os vídeos em todo mundo, dos Estados Unidos à Mongólia. A ideia do método de Khan é que os estudantes possam ver os vídeos pela internet em casa ou mesmo na escola em horário extra classe e durante as aulas os professores esclareçam dúvidas. "Os estudantes podem ver os vídeos no seu próprio tempo, repetir quantas vezes quiser", explica o professor. "Nós temos que parar de pensar que todos precisam aprender ao mesmo tempo".

No Brasil, no entanto, o MEC está trabalhando com a ideia de distribuir os vídeos para os professores, não para os estudantes. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o MEC deve colocar o material traduzido nos tablets que serão distribuídos aos professores, no canal do professor - uma página na internet com conteúdo docente - e também na TV Escola, usada basicamente pelos professores.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

PF convoca Mauro Cid a prestar novo depoimento na terça-feira

Justiça argentina ordena prisão de 61 brasileiros investigados por atos de 8 de janeiro

Ajuste fiscal não será 'serra elétrica' em gastos, diz Padilha

G20: Argentina quer impedir menção à proposta de taxação aos super-ricos em declaração final