Brasil

MEC prorroga prazo para convocações da lista de espera do Fies; veja nova data

Alunos do ensino médio alegam que os erros do MEC no processo seletivo estão atrapalhando a chamada da lista de espera

Fies: veja o novo prazo para a lista de espera (Rafael Henrique/Getty Images)

Fies: veja o novo prazo para a lista de espera (Rafael Henrique/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 26 de abril de 2024 às 18h43.

Última atualização em 26 de abril de 2024 às 19h05.

Tudo sobreFies
Saiba mais

O Ministério da Educação (MEC) vai prorrogar o prazo do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre deste ano. A notícia foi anunciada nesta sexta-feira, 26, após reclamação dos estudantes.

O que é Fies Social? Veja as regras e quem tem direito às vagas na nova modalidade de financiamento

Alunos do ensino médio alegam que os erros do MEC no processo seletivo, que incluem falhas técnicas e demora excessiva para os anúncios da fila, estão atrapalhando a chamada de novos alunos pela lista de espera. O novo prazo para a lista de espera ficou marcado para 17 de maio.

Ao todo, são mais de 67 mil vagas para fechar contratos de empréstimo com o Fies. Os alunos destacam, ainda, que o sistema mostra a mesma pessoa aprovada em mais de uma opção de curso — o que é proibido pelo edital do Fies.

Prazo final do Fies

O prazo final do Fies termina no dia 30 de abril e o MEC já afirmou que "não vislumbra possibilidades de prorrogação". O período de "repescagem", diz o edital, termina também na próxima terça-feira.

A primeira lista de "repescagem" foi anunciada no dia 28 de março e a segunda somente no dia 18 de abril. Outros nomes não foram anunciados ou convocados.

O edital do programa de financiamento estudantil foi publicado no dia 7 de março, o que também atrasa o processo, na visão dos alunos. As falhas técnicas na plataforma do MEC são apontadas como o motivo de atraso.

A pasta chegou a aumentar o prazo para a etapa de conferência de dados pessoais justamente por causa das falhas técnicas.

Por que o Fies foi adiado em 2024?

Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 16, o ministro Camilo Santana declarou que o adiamento no edital do Fies de 2024 acontece porque a pasta ainda está no processo de alteração das regras do programa de financiamento do governo federal.

Quem pode se inscrever no Fies?

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ), a partir da edição de 2010, que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O bolsista parcial do Programa Universidade Para Todos ( Prouni ) poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital do processo seletivo vigente.

Como saber quais faculdades aceitam o Fies?

Para verificar as instituições e opções de vagas disponíveis, basta acessar o Portal Acesso Único, clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Serão exibidas as vagas disponíveis por:

  • Estado
  • Município
  • Nome do curso
  • Conceito do curso no MEC
  • Opcionalmente, é possível escolher a instituição de ensino e o local de oferta.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que visa conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao Programa.

Acompanhe tudo sobre:FiesMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha