Brasil

MEC monitorará redes sociais durante prova do Enem

O ministro Aloizio Mercadante comparou o monitoramento nas redes sociais aos escândalos de espionagem do governo dos Estados Unidos


	Alunos no Enem: portões serão abertos às 12 horas e o exame será aplicado às 13 horas, pelo horário de Brasília, nos dias 26 e 27 de outubro
 (José Cruz/EXAME.com)

Alunos no Enem: portões serão abertos às 12 horas e o exame será aplicado às 13 horas, pelo horário de Brasília, nos dias 26 e 27 de outubro (José Cruz/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 16h48.

Brasília - Um dia antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou que a pasta fará um monitoramento nas redes sociais para acompanhar o comportamento de estudantes que eventualmente postarem fotos da própria prova durante a aplicação.

O ministro comparou o monitoramento nas redes sociais aos escândalos de espionagem do governo dos Estados Unidos, afirmando que o trabalho do MEC "não é tão eficiente" quanto o do governo Barack Obama, mas "é bom".

"Nosso trabalho aqui não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom. E é uma razão republicana, preservar o exame. Não estamos espionando a vida de ninguém. Nós só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos. É um caráter republicano, democrático, pra preservar os participantes do direito de disputar uma vaga e uma boa nota", afirmou Mercadante.

O ministro destacou que esse trabalho já havia sido feito em edições anteriores.

"Em questão de minutos identificávamos postagem de foto, ele (o candidato) era retirado da prova e tinha a prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento, se ele utilizou o celular na sala de aula depois que entrou no local de prova, cometeu uma infração e terá a prova anulada", disse Mercadante.

Os portões serão abertos às 12 horas e o exame será aplicado às 13 horas, pelo horário de Brasília, nos dias 26 e 27 de outubro. O MEC recomenda os estudantes que confiram com antecedência o local da prova para evitar atrasos.

Os alunos deverão apresentar na hora da prova documentos com foto, como carteira de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnemEnsino superiorFaculdades e universidadesInternetMEC – Ministério da EducaçãoRedes sociais

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais