Brasil

MEC afirma que nenhuma disciplina deixará de ser obrigatória

O texto sobre o novo ensino médio deu a entender que o ensino de artes, educação física, filosofia e sociologia deixaria de ser obrigatório após educação básica

Estudantes fazem prova. Vestibular (Arquivo/Agência Brasil)

Estudantes fazem prova. Vestibular (Arquivo/Agência Brasil)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 23 de setembro de 2016 às 09h58.

São Paulo – A medida provisória (MP) sobre as mudanças no ensino médio brasileiro, divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação, deu a entender que o ensino de artes, educação física, filosofia e sociologia deixaria de ser obrigatório ao final da educação básica.

No início da noite de ontem, porém, o MEC admitiu que a versão do texto estava equivocada. A versão final garante todas as disciplinas exigidas atualmente por lei.

Em nota, o MEC afirmou que não está decretado o fim de nenhum conteúdo e de nenhuma disciplina. O que a Base Nacional definir, todas elas serão obrigatórias na parte da Base Nacional Comum: artes, educação física, português, matemática, física, química. A Base Nacional Comum será obrigatória a todos, diz o comunicado em resposta à repercussão negativa nas redes sociais. 

Em entrevista ao portal Zero Hora, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, assumiu a responsabilidade pelo erro.

"Temos que fazer algumas opções, não tem jeito: é preciso diminuir algumas coisas para ter outras. Mas todos os alunos terão essas disciplinas que hoje já têm. A diferença é que eles poderão se aprofundar mais naquelas em que têm mais interesse", disse o secretário ao jornal. 

Veja a declaração do secretário.

yt thumbnail


Veja 7 respostas sobre o novo ensino médio apresentado por Temer.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnsino médioMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Sexto voo de repatriação do Sexto voo de repatriação do Líbano chega com 212 passageiros

Campanha de Boulos cancela caminhadas com Lula por chuvas em SP

Bairros de São Paulo voltam a ter falta de energia mesmo com chuva fraca

Chuvas fortes se deslocam de São Paulo para Minas Gerais e Rio de Janeiro