Brasil

Oferecimento:

LOGOS_Lojas-Renner
Sem nome (500 x 300 px)
randoncorp
CBA_1c0d9a
HYDRO
GOV PARÁ
ALLOS
LOGO SITE AGROPALMA PRETO
epson

MDIC lançará portal para conectar negócios sustentáveis com investidores

Iniciativa será apresentada durante a COP 30, em Belém. A plataforma já conta mais de 300 empresas com focos em impactos climáticos positivos

COP30: medida será anunciada em Belém na próxima sema (Leandro Fonseca /Exame)

COP30: medida será anunciada em Belém na próxima sema (Leandro Fonseca /Exame)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 11h05.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançará no próximo dia 13 de novembro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, o Portal Impacta Brasil.

A plataforma inédita tem como o objetivo conectar investidores nacionais e internacionais a empreendimentos de todo país com impacto ambiental positivo.

Segundo o MDIC, o portal funcionará como uma vitrine virtual, onde investidores e fundos verdes poderão encontrar empresas para investir.

Até o momento, a iniciativa já reúne 334 empreendimentos com foco em impactos climáticos positivos, sendo 144 relacionados a preservação de florestas e uso do solo.

A adesão voluntária e passa por um processo de curadoria feita por MDIC, Aliança pelo Impacto e Climate Ventures, parceiras no projeto.

O projeto dialogará com ações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e com plataformas como o Cadastro Nacional de Empreendimentos de Impacto (Cadimpacto) e a Plataforma Empreender Clima do MEMP.

Gestão sustentável de florestas domina negócios

A pasta afirma que na versão da plataforma para a COP 30 foram escolhidos empreendimentos com características alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).

A seleção contempla setores-chave para a mitigação da crise climática, como florestas e uso do solo; agropecuária e sistemas alimentares; água e saneamento; energia e biocombustíveis; logística e mobilidade; indústria; gestão de resíduos; e finanças.

Entre as empresas selecionadas estão a Umgrauemeio, de São Paulo, que desenvolve tecnologias para prevenir e conter incêndios florestais e agrícolas, o Greenwall Tecnologia Ambiental, da Bahia, que impulsiona o reflorestamento e a preservação ambiental com plantas selecionadas e adaptáveis.

Outro negócio selecionado foi Amitis Hortas Hidropônicas, de Alagoas, que realiza a aplicação de hortas hidropônicas em comunidades vulneráveis de modo a garantir soberania alimentar de forma sustentável.

Além do módulo COP 30, o MDIC planeja abrir novas seleções no próximo ano, com outras lentes e temáticas, de modo a criar um ecossistema com o maior número de negócios de impacto positivo consolidados.

Acompanhe tudo sobre:COP30Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e ServiçosInvestidores

Mais de Brasil

Prefeitura de São Paulo vai suspender o rodízio no final do ano; veja datas

Sorocaba confirma 10ª morte por metanol no estado de São Paulo

PF faz operação contra fabricação clandestina de canetas emagrecedoras

Megaoperação mira grupo Fit por suspeita de sonegação de R$ 26 bi