Brasil

Maternidade do DF onde foi detectada bactéria está fechada

Oito bebês continuam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e quatro leitos estão ocupados na enfermaria


	Bebê sendo examinado: desde o dia 27 de março, sete bebês morreram na UTI Neonatal do Hospital Regional da Ceilândia (RHC).
 (©AFP / Didier Pallages)

Bebê sendo examinado: desde o dia 27 de março, sete bebês morreram na UTI Neonatal do Hospital Regional da Ceilândia (RHC). (©AFP / Didier Pallages)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2013 às 15h33.

Brasília – A maternidade do Hospital Regional da Ceilândia (RHC), região administrativa do Distrito Federal, está fechada para novas internações desde sábado (13), quando morreu ali o sétimo bebê recém-nascido.

Segundo a secretaria, a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais do HRC ainda há nove bebês internados (cinco no berçário de baixo risco e quatro no de médio risco), oito bebês continuam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e quatro leitos estão ocupados na enfermaria.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com a interdição. cerca de 10% da demanda da unidade foram para o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). Os demais partos estão sendo feitos principalmente nos hospitais regionais de Taguatinga (HRT), de Samambaia (HRSAM) e de Brazlândia (HRBz). A média de partos no HRC era 20 por dia.

A secretaria informou também que o hospital não está recebendo novos pacientes para que ocorra o esvaziamento e sejam adotadas medidas necessárias para a desinfecção do local. Segundo o subsecretário de Saúde do Distrito Federal, Elias Miziara, a maternidade está sendo esvaziada aos poucos, pois a transferência de todos os pacientes pode ocasionar riscos para os internados de outras unidades de saúde.

Desde o dia 27 de março, sete bebês morreram na UTI Neonatal do hospital. Dois deles estavam contaminados com a bactéria Serratia, um micro-organismo presente no tubo digestivo de grande parte das pessoas e, na maioria das vezes, não causa danos à saúde.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeHospitaisdistrito-federal

Mais de Brasil

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF

Tarcísio afirma que vai expandir ensino técnico em escolas regulares de SP

Consórcio da Internacional Marítima vence leilão da PPP de travessias de SP