Brasil

Após furto no Rio, matemático do Irã receberá outra medalha Fields

A medalha será entregue em uma nova cerimônia de premiação, em horário, data e local a serem definidos

Caucher Birkar: matemático iraniano teve sua medalha Fields furtada logo depois da cerimônia de premiação, no Riocentro, no Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Caucher Birkar: matemático iraniano teve sua medalha Fields furtada logo depois da cerimônia de premiação, no Riocentro, no Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 11h47.

Última atualização em 3 de agosto de 2018 às 12h02.

O matemático iraniano Caucher Birkar receberá uma nova medalha Fields, depois que a original, recebida na última quarta-feira (1º), desapareceu logo depois da cerimônia de premiação, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

A Polícia Civil trata o caso como furto e já identificou dois suspeitos de terem levado a medalha, que custa R$ 15 mil. A nova medalha será entregue em uma nova cerimônia de premiação, em horário, data e local a serem definidos.

A medalha Fields é considerada o Prêmio Nobel da Matemática, entregue de quatro em quatro anos a quatro cientistas de até 40 anos que se destacaram nessa área do conhecimento.

De etnia curda, Birkar nasceu no Irã e se mudou para a Inglaterra em 2000, onde pediu asilo político. Ele atua como pesquisador da Universidade de Cambridge.

Acompanhe tudo sobre:MatemáticaRio de JaneiroRoubos

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros