Dilma Rousseff e Marina Silva: concorrentes perderam votos em relação à última projeção (Reuters/Montagem EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 23 de setembro de 2014 às 13h39.
Brasília - A atual presidente Dilma Rousseff e a candidata pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Marina Silva, aparecem empatadas tecnicamente no segundo turno das eleições de outubro, indica pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
O levantamento, feito pelo Instituto MDA a pedido da CNT, mostra que Dilma tem 42% das intenções de voto contra 41% de Marina.
O empate técnico se configura porque a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
As duas concorrentes perderam votos em relação à última projeção divulgada pela CNT há dez dias. Marina, que tinha 45,5%, caiu 4,5 pontos percentuais, chegando aos 41% divulgados hoje. Já Dilma registrou queda de 0,7% no segundo turno na comparação com a pesquisa anterior, atingindo os 42%.
A situação se repetiu na pesquisa de primeiro turno, mas a queda de Marina foi maior, o que permitiu que Dilma ampliasse ainda mais sua vantagem.
A atual presidente, que tinha 38,1% das intenções de voto, agora tem 36%. Marina caiu 5,1% e passou de 33,5% para 27,4%. Dos principais concorrentes, só o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aécio Neves, subiu, avançando de 14,7% para 17,6%.
Todas as pesquisas publicadas nas últimas semanas apontavam uma vitória de Marina por uma margem estreita de votos no segundo turno.
Segundo a MDA, a pesquisa foi elaborada entre os dias 20 e 21 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores de 137 cidades de todo o país.
O levantamento também avaliou a percepção que os eleitores têm do governo de Dilma, que foi considerado como positivo por 37,4% dos entrevistados, negativo por 25,1% e regular por 36,8%.