Brasil

Marcos Pontes é internado e recebe alta no mesmo dia

Segundo boletim médico, o ministro deu entrada com quadro de náusea, tontura, dificuldade de andar, sudorese e vômito

Pontes: Hoje, o ministro iria participar de uma audiência na Câmara dos Deputados sobre a demissão de Galvão do Inpe (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

Pontes: Hoje, o ministro iria participar de uma audiência na Câmara dos Deputados sobre a demissão de Galvão do Inpe (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 12 de setembro de 2019 às 15h52.

São Paulo — O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, recebeu alta na tarde desta quinta-feira (11), após ter sido internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, nesta manhã.

Segundo boletim médico, o ministro deu entrada com quadro de náusea, tontura, dificuldade de andar, sudorese e vômito. "Tal quadro iniciou-se há uma semana, tendo se agudizado nesta quinta-feira", diz o documento. 

Após exames, Pontes recebeu alta com recomendação de repouso de no mínimo dois dias.

(MCTIC/Divulgação)

Hoje, o ministro iria participar de uma audiência na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a exoneração de Ricardo Galvão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em agosto, após embates sobre a divulgação de dados do desmatamento. O órgão é subordinado à pasta de Pontes.

Pontes de 56 anos, foi o primeiro (e único) astronauta brasileiro a viajar ao espaço. Foi em 2006, a bordo de um foguete russo.

No governo, o ministro tem sofrido com cortes no orçamento. Recentemente, anunciou que sua pasta não terá dinheiro para pagar bolsas de pesquisas do CNPq até o fim do ano. Na semana passada, fez remanejamento interno no orçamento para pagar o valor referente ao mês de setembro.

A situação até o fim do ano, porém, ainda não está resolvida. Faltam ainda R$ 250 milhões até dezembro para garantir os repasses aos bolsistas. O pedido do ministro é que o dinheiro seja obtido junto do fundo abastecido com recursos recuperados pela Operação Lava Jato, mas ainda não há definição.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosHospitaisInpe - Instituto Nacional de Pesquisas EspaciaisMarcos Pontes

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas