Brasil

Marcelo Freixo apresenta ação na Justiça para afastamento de Salles

"Por usar o Ministério do Meio Ambiente para proteger madeireiros e garimpeiros ilegais. Também pedi a abertura de CPI na Câmara", disse Freixo em sua conta no Twitter

Deputado Marcelo Freixo apresenta ação na Justiça para afastamento de Salles (Adriana Lorete/Divulgação)

Deputado Marcelo Freixo apresenta ação na Justiça para afastamento de Salles (Adriana Lorete/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de maio de 2021 às 16h27.

Última atualização em 31 de maio de 2021 às 22h30.

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) disse neste domingo, 30, que apresentou ação popular na Justiça Federal pedindo o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. "Por usar o Ministério do Meio Ambiente para proteger madeireiros e garimpeiros ilegais. Também pedi a abertura de CPI na Câmara. Temos que deter a devastação e o extermínio dos povos indígenas" escreveu Freixo em sua conta oficial do Twitter.

Em uma série de publicações, Freixo afirmou que a destruição na terra indígena Munduruku cresceu 363% em dois anos, atribuindo a destruição ao garimpo. "Milhares de indígenas estão desenvolvendo doenças graves e morrendo por causa da contaminação por mercúrio. Está em curso um genocídio patrocinado pelo governo Bolsonaro", disse Freixo.

O deputado federal afirmou também que lideranças indígenas estão sendo assassinadas. "Há uma escalada de violência sem precedentes. Lideranças estão sendo assassinadas, aldeias estão sendo destruídas, criminosos avançam sobre as reservas e a covid está matando ante a indiferença do governo", acrescentou Freixo.

Acompanhe tudo sobre:Marcelo FreixoMinistério do Meio AmbienteRicardo Salles

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas