Brasil

Marçal desafia Nunes e Boulos para sabatina; psolista aceita e 'cobra' atual prefeito

Segundo Marçal, a live será organizada de maneira imparcial e justa, garantindo a ambos os candidatos a oportunidade de expor suas ideias e responder às questões dos eleitores

 (Renato Pizzutto/Band/Divulgação)

(Renato Pizzutto/Band/Divulgação)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 23 de outubro de 2024 às 15h36.

Última atualização em 23 de outubro de 2024 às 15h41.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

Terceiro colocado nas eleições na cidade de São Paulo com 1,7 milhão de votos, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) desafiou nesta quarta-feira, 23, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) para sabatinas ao vivo em seu perfil do Instagram.

"Eu tenho um desafio aqui. O desafio é o seguinte: sabatinar Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Eu quero saber se você concorda com isso. Eu chamo, sem gracinha e sem diferenciação. Fazer perguntas contundentes, falar aquilo que o povo quer falar. Eu me proponho a fazer isso. Eu lanço o desafio e coloco horário. Vou falar como se fosse por você. Ou melhor: vou falar por 1.719.274 pessoas", disse Marçal.

Segundo a assessoria de Marçal, a live será organizada de maneira imparcial e justa, garantindo a ambos os candidatos a oportunidade de expor suas ideias e responder às questões dos eleitores. [Grifar] A data e o horário do evento serão definidos em conjunto com Nunes e Boulos, ou com aquele que aceitar o desafio.

"Estou comprometido em falar pelo povo, especialmente por aqueles que depositaram sua confiança em mim no primeiro turno", afirmou Marçal.

Em comentário no vídeo de Marçal, o perfil de Boulos aceitou o desafio e alfinetou Nunes: “Eu topo, nunca fugi de dialogar. Será que o prefeito topa? Ou vai fugir?”. Até a publicação desta reportagem, o atual prefeito não respondeu o adversário.

No segundo turno, os dois candidatos buscaram atrair os eleitores de Marçal. As pesquisas de opinião mostraram que a maioria migrou para Nunes, por esse eleitor se identificar mais à direita. Boulos buscou fazer uma mea-culpa sobre o posicionamento da esquerda em relação ao desejo da população em "prosperar" e apresentou propostas de estímulo ao empreendedorismo.

Segundo último levantamento do agregador EXAME/IDEIA, Nunes tem 53% das intenções de voto contra 36% de Boulos. O levantamento considera 56 pesquisas com cenário de segundo turno.

O fator Marçal na eleição de SP

Com um discurso pouco convencional, ataques e cortes, Marçal mudou os rumos da corrida eleitoral em São Paulo. O influenciador saltou em poucas semanas de 10% das intenções de voto e chegou no fim do primeiro turno empatado tecnicamente com Boulos e Nunes na liderança.

Sempre buscando um fato novo, Marçal divulgou um laudo falso sobre o deputado psolista na véspera da eleição. Analistas apontam que a ameaça de uma cassação da chapa do influenciador provocou uma migração de votos para Nunes, que terminou a votação na liderança com 29,48% dos votos válidos e Boulos com 29,07%. Marçal terminou com 28,14% dos votos. [Grifar] Esse foi o primeiro turno mais apertado desde a redemocratização.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP