Brasil

Maranhão tem o pior acesso à Justiça no Brasil

Ao todo, 12 dos 26 estados mais o DF registram um índice superior ao da média nacional, de 0,16, enquanto 15 se situam abaixo


	São Luis, Maranhão: segundo o índice, o Maranhão está na lanterna do ranking, com 0,06 pontos, atrás dos estados do Pará (0,07) e do Amazonas (0,08)
 (Wikimedia Commons)

São Luis, Maranhão: segundo o índice, o Maranhão está na lanterna do ranking, com 0,06 pontos, atrás dos estados do Pará (0,07) e do Amazonas (0,08) (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2013 às 20h12.

São Paulo - Os moradores do Maranhão têm o pior acesso do país à Justiça e os cidadãos de Brasília, o melhor, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Justiça.

Segundo o Índice Nacional de Acesso à Justiça (Inaj), realizado em colaboração com a Universidade de Brasília, o Distrito Federal lidera a lista, com pontuação de 0,41, seguida do Rio de Janeiro (0,31) e São Paulo (0,25).

Segundo o índice, o Maranhão está na lanterna do ranking, com 0,06 pontos, atrás dos estados do Pará (0,07) e do Amazonas (0,08).

Ao todo, 12 dos 26 estados mais o DF registram um índice superior ao da média nacional, de 0,16, enquanto 15 se situam abaixo.

O índice leva em conta o número de profissionais, como advogados, defesa pública e juízes, que participam das instituições jurídicas de cada estado.

Para a elaboração do documento, também se leva em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e as informações sobre órgãos e instituições essenciais para o funcionamento da Justiça.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaBurocraciaDireitos civisMinistério da Justiça e Segurança Pública

Mais de Brasil

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 com 8 mil vagas; veja cronograma

'Não existe possibilidade de recuar um milímetro', diz Alexandre de Moraes ao Washington Post

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

Federação critica lei que desobriga Petrobras de operar todo o pré-sal