Brasil

Mantega quer ação coordenada do G20 contra crise cambial

Ministro voltou a pedir solução conjunta; Henrique Meirelles disse que Brasil não vai compensar o desequilíbrio de outros países

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou de reunião do G20 com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (Arquivo)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou de reunião do G20 com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2010 às 13h01.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ter ficado satisfeito com a participação brasileira no encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, Estados Unidos, no último fim de semana.

Mantega retornou a Brasília hoje, depois de uma escala em São Paulo."Fiquei satisfeito. Coloquei as questões lá para serem discutidas no G20 e fui ouvido bastante ali", disse o ministro.

Indagado sobre os efeitos das medidas até agora adotadas pelo governo para conter a excessiva entrada de dólares no país , o ministro não deixou clara sua posição. De janeiro até a semana passada, a entrada de dólares no país somou US$ 19,303 bilhões, contra US$ 10,869 bilhões registrada em igual período de 2009.

Em Washington, Guido Mantega defendeu que a discussão sobre os desequilíbrios cambiais entre os países terá que ser aprofundada na próxima reunião do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. O encontro do G20 está marcado para novembro em Seul, na Coreia do Sul. Para Mantega, é importante que os governos não deixem que a crise cambial aprofunde-se, com cada país procurando uma solução individual.

Presente também ao encontro, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deixou claro que o Brasil não aceitará absorver desequilíbrios das economias de outros países. Meirelles enfatizou que a posição do país será defendida também no encontro de chefes de Estado do G20.

Leia mas sobre câmbio

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:CâmbioExecutivos brasileirosGuido MantegaHenrique MeirellesMoedasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas