Brasil

Mantega confirma que governo trabalha na abertura de capital da Infraero

"Precisamos primeiro melhorar a sua governança e modernizá-la para preparar sua entrada na bolsa”, disse Mantega ao jornal britânico Financial Times sobre a Infraero

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro: infraero será privatizada (Márcia Foletto/Agência O Globo)

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro: infraero será privatizada (Márcia Foletto/Agência O Globo)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 08h40.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que o governo busca abrir o capital da Infraero como medida para melhorar a infraestrutura de alguns dos principais aeroportos brasileiros. Até então, rumores divulgados na imprensa diziam apenas que a presidente Dilma Rousseff havia decidido começar o processo de privatização dos aeroportos nacionais.

Em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal britânico Financial Times, o ministro Guido Mantega afirmou que a reforma administrativa na estatal poderia melhorar a gestão de alguns dos principais aeroportos do país, tendo em vista a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “O importante é mudar a estrutura da Infraero”, disse Mantega à reportagem do Financial Times. “Precisamos primeiro melhorar a sua governança e modernizá-la para preparar sua entrada na bolsa”, acrescentou.

O jornal britânico lembra que “qualquer tipo de privatização ou oferta pública da Infraero poderá gerar bilhões de dólares para o governo”  e que a estatal, administradora de 67 aeroportos, apresentou uma receita de R$ 2,61 bilhões em 2009.

O ministro Guido Mantega também confirmou a criação de uma Secretaria para Portos e Aeroportos, da qual dependeria qualquer tentativa de reformar a Infraero. O Financial Times afirma que a presidente Dilma Rousseff tinha o plano de criá-la no início do seu governo, mas que “foi forçada a atrasar a proposta” devido à última ameaça de greve dos aeroviários e aeronautas, antes do natal.

"Temos de tomar medidas muito drásticas para aumentar a capacidade na aviação e melhorar toda infraestrutura", disse Mantega ao Financial Times.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosInfraestruturabolsas-de-valoresAçõesAviaçãoTransportesAeroportosInfraeroPrivatização

Mais de Brasil

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão da PF

Senado vai votar PL Antifacção na próxima semana, diz Davi Alcolumbre

Entrega de 1ª escola de PPP de SP deve ser antecipada para início de 2026

Após prisão, PL suspende salários e atividades partidárias de Bolsonaro