Brasil

Mantega: apenas China cresce mais do que o Brasil

Apesar do forte aquecimento, o ministro da Fazenda garantiu que velocidade da alta já diminui no 2º semestre

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: desempenho da economia brasileira em 2010 é `o melhor em 24 anos, e sem inflação´ (Arquivo/AFP)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: desempenho da economia brasileira em 2010 é `o melhor em 24 anos, e sem inflação´ (Arquivo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o robusto crescimento registrado pelo Brasil durante o primeiro semestre irá garantir expansão de 7% ou mais do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. "Esse será o melhor desempenho em 24 anos e sem inflação", disse o ministro em entrevista concedida para a imprensa.

Mantega comemorou os números do PIB divulgados nesta manhã pelo IBGE, destacando que, entre as maiores economias, apenas a China cresce em ritmo mais acelerado.

O ministro afirmou ainda que o ritmo de crescimento está diminuindo no segundo semestre e que, com a inflação próxima à meta do Banco Central, não há necessidade de medidas adicionais para desaceleração da expansão.

O IBGE informou hoje que o PIB brasileiro registrou aumento de 1,2% no segundo trimestre deste ano ante o trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o PIB apresentou alta de 8,8% entre abril e junho deste ano. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre PIB

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilÁsiaChinaIndicadores econômicosPIBGuido Mantega

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA