Brasil

Manifestantes se reúnem no Largo do Machado, no Rio

Protesto reúne representantes de sindicatos e partidos políticos, ativistas da causa GLBT e feministas que protestam por direito ao corpo e por Estado laico


	Os grupos de manifestantes são observados por centenas de peregrinos que foram ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude e estão no local para embarcar nas vans que levam ao Cristo Redentor
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Os grupos de manifestantes são observados por centenas de peregrinos que foram ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude e estão no local para embarcar nas vans que levam ao Cristo Redentor (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2013 às 16h31.

Rio - Centenas de manifestantes de três grupos distintos estão reunidos na tarde desta segunda-feira, 22, no Largo do Machado, de onde deverão partir por volta das 17h em uma marcha rumo ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual do Rio, em Laranjeiras (zona sul), onde o papa Francisco será recepcionado por autoridades brasileiras.

O protesto reúne representantes de sindicatos e partidos políticos, como o PSTU e o Conlutas, ativistas da causa GLBT e feministas que protestam pelo direito ao corpo e pelo Estado laico.

O universitário João Pedro Accioly Teixeira é organizador do Beijaço, que vai reunir casais homossexuais se beijando em frente ao Palácio Guanabara por volta das 18h de hoje. Ele disse que a ideia do ato surgiu após uma declaração do papa anterior, Bento 16, que afirmou que o casamento homoafetivo representa um perigo às organizações familiares. "Numa sociedade em que beijo ainda é considerado uma ofensa, protestos como esse são necessários".

O grupo está reunido desde as 14h no Largo do Machado, promovendo oficina de cartazes e discussões sobre temas como feminismo e diversidade sexual.

Outro grupo reúne artistas de rua que realizam performances. Oito mulheres seminuas caracterizadas como indígenas, ciganas e bruxas alertam para a importância do Estado laico e pelos direitos das mulheres. "O Estatuto do Nascituro não nos representa. Nós somos o país das mães solteiras e deve haver políticas públicas para isso. Meu corpo, minhas regras", disse a atriz Taísa Machado.

Os grupos de manifestantes são observados por centenas de peregrinos que foram ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude e estão no local para embarcar nas vans que levam ao Cristo Redentor.

Acompanhe tudo sobre:Jornada Mundial da JuventudePapa FranciscoPapasProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura