Brasil

Manifestantes protestam em frente por direito a terra

Por decisão da Justiça, as famílias que vivem na região (com aproximadamente 167 hectares) devem deixar o local

Manifestantes se emocionam em protesto: durante o protesto, mulheres de uma associação de moradores ajoelharam e choraram (Antonio Cruz/ABr)

Manifestantes se emocionam em protesto: durante o protesto, mulheres de uma associação de moradores ajoelharam e choraram (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 11h47.

Brasília – Manifestantes protestaram hoje (5) em frente ao Palácio do Planalto, em apelo à presidente Dilma Rousseff para que evite a desocupação de uma área na região de Posto da Mata, em Mato Grosso. Na região há a Terra Indígena Marãiwatsédé. Por decisão da Justiça, as famílias que vivem na região (com aproximadamente 167 hectares) devem deixar o local.

O trânsito precisou ser parcialmente interrompido. Durante o protesto, mulheres de uma associação de moradores ajoelharam e choraram. Elas defendiam que a terra pertence a suas famílias.

No final de outubro, tropas do Batalhão de Engenharia do Exército construíram estruturas no local para garantir a entrega da área aos indígenas. A terra é alvo de disputas entre produtores rurais e índios há aproximadamente duas décadas. A decisão da retirada dos não indígenas foi dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em meados de outubro.

Acompanhe tudo sobre:IndígenasPolítica no BrasilProtestosTerras

Mais de Brasil

Após 99, Uber volta a oferecer serviço de mototáxi em SP

Após prever reforma ministerial até dia 21, Rui Costa diz que Lula ainda começará conversas

Fuvest antecipa divulgação da lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular para esta quarta

Governo Lula se preocupa com o tom usado por Trump, mas adota cautela e aguarda ações práticas