Brasil

Manifestantes protestam contra poluição na Baía de Guanabara

"Aqui, as pessoas jogam lixo domésticos, televisões, pedaços de corpos", afirmou o biólogo


	Poluição na Baía de Guanabara: local receberá competições de vela das Olimpíadas
 (Getty Images)

Poluição na Baía de Guanabara: local receberá competições de vela das Olimpíadas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2016 às 15h08.

Rio de Janeiro - Um grupo de manifestantes realizou protesto neste sábado, para denunciar os altos níveis de poluição na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, que será o local de disputa das provas de vela dos Jogos Olímpicos.

O ato foi convocado pelo consultor ambiental Mario Moscatelli e simula um enterro da baía, com o uso de um caixão, em que foi colocado diversos objetos encontrados na água.

"Aqui, as pessoas jogam lixo domésticos, televisões, pedaços de corpos", afirmou o biólogo, que considera a situação "uma vergonha".

De acordo com estudos realizados por Moscatelli, dos 44 rios e canais que desembocam na Baía de Guanabara, apenas cerca de 10% apenas não estão comprometidos pela poluição.

Além das autoridades do estado do Rio, o especialista aponta que a população precisa rever o conceito de lançamento de lixo em qualquer local, já que muito acaba tendo as águas da baía como destino final.

Nos últimos 20 anos, foram investidos mais de R$ 20 bilhões na despoluição da Baía de Guanabara, mas o governo estadual já admitiu que, não completará a promessa de recuperar 80% do local de provas de iatismo dos Jogos Olímpicos, até a abertura da competição. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasPolítica no BrasilPoluiçãoProtestosProtestos no BrasilRio de Janeiro

Mais de Brasil

Dino cobra de 10 estados relatório explicando as razões por trás dos altos indíces de incêndios

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio