Brasil

Manifestação contra aumento das passagens acontece hoje em SP

A concentração está marcada para às 17h, em frente à sede da Prefeitura da capital

Movimento Passe Livre: diariamente, 8,3 milhões de passageiros são transportados nas linhas disponíveis do Metrô e da CPTM (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Movimento Passe Livre: diariamente, 8,3 milhões de passageiros são transportados nas linhas disponíveis do Metrô e da CPTM (Rovena Rosa/Agência Brasil)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 13h52.

Última atualização em 13 de janeiro de 2020 às 13h48.

São Paulo — O Movimento Passe Livre (MPL) convocou para a tarde desta terça-feira (07) o primeiro ato contra o aumento na tarifa do transporte público na cidade de São Paulo.

A concentração está marcada para às 17h, em frente à sede da Prefeitura da capital. "Eles [João Doria e Bruno Covas] ainda dizem que não aumentaram mais, porque terão menos 'gastos' em 2020. Mas isso é porque querem cortar centenas de linhas e reduzir ainda mais a frota de ônibus", diz comunicado do MPL.

Desde 1º de janeiro, os preços das passagens de ônibus, metrô e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) subiram de R$ 4,30 para R$ 4,40.

O reajuste, segundo a prefeitura, é de 2,33% e “está abaixo da inflação anual prevista pelo boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, que é de 3,86%”.

Diariamente, 8,3 milhões de passageiros são transportados nas linhas disponíveis do Metrô e da CPTM. Já os ônibus transportam cerca de 8,8 milhões de pessoas todos os dias.

Acompanhe tudo sobre:Protestossao-pauloTransporte público

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP