Brasil

Mamãe Falei converte engajamento em votos e termina em 5º, à frente do PT

Com 2% das intenções de voto no começo da campanha, o youtuber era também vice-líder em engajamento nas redes - e acabou com quase 10% nas urnas

 (Kelly Fuzaro/Band/Divulgação)

(Kelly Fuzaro/Band/Divulgação)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 16 de novembro de 2020 às 00h49.

Última atualização em 16 de novembro de 2020 às 14h03.

Apesar de ter começado a campanha com apenas 2% das intenções de voto, Arthur do Val, o “Mamãe Falei” (Patriotas), terminou a corrida à Prefeitura de São Paulo em 5º lugar, com 9,74% dos votos. O youtuber ficou à frente até mesmo de Jilmar Tatto, do PT, partido que tradicionalmente participa do segundo turno na capital paulista.

Com 99,67% das urnas apuradas, a porcentagem de votos de Arthur representa 520.158 votos, quase 60 mil a mais que Tatto e cerca de 49 mil a menos que Celso Russomano, que começou a campanha em primeiro nas pesquisas, mas acabou no 4º lugar.

Durante a campanha, o presidente do Patriotas, Renato Battista, disse que baseava a campanha de do Val no feeling e no posicionamento político do youtuber. Em um levantamento de popularidade dos candidatos nas redes sociais feito pela Exame, Arthur aparecia em segundo lugar, atrás apenas de Guilherme Boulos (Psol) - que teve 20% dos votos e vai para o segundo turno com Covas (PSDB).

(EXAME Research/Exame)

“Fizemos a mesma campanha de 2018 [quando Arthur foi o 2º deputado estadual mais votado de SP], baseada no feeling do Arthur e alinhado com o posicionamento político que ele tem”, explicou Battista, que organizou uma rede de mais de 40 voluntários para gerenciar as dezenas de grupos de Whatsapp criados para dar capilaridade à campanha. “Demos espaço para a militância voluntária participar. Antes, quem queria fazer isso não tinha um meio. Agora tem, participando de uma atmosfera, com pessoas que tem uma convergência ideológica.”

 

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2020

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas