Brasil

Mamãe Falei converte engajamento em votos e termina em 5º, à frente do PT

Com 2% das intenções de voto no começo da campanha, o youtuber era também vice-líder em engajamento nas redes - e acabou com quase 10% nas urnas

 (Kelly Fuzaro/Band/Divulgação)

(Kelly Fuzaro/Band/Divulgação)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 16 de novembro de 2020 às 00h49.

Última atualização em 16 de novembro de 2020 às 14h03.

Apesar de ter começado a campanha com apenas 2% das intenções de voto, Arthur do Val, o “Mamãe Falei” (Patriotas), terminou a corrida à Prefeitura de São Paulo em 5º lugar, com 9,74% dos votos. O youtuber ficou à frente até mesmo de Jilmar Tatto, do PT, partido que tradicionalmente participa do segundo turno na capital paulista.

Com 99,67% das urnas apuradas, a porcentagem de votos de Arthur representa 520.158 votos, quase 60 mil a mais que Tatto e cerca de 49 mil a menos que Celso Russomano, que começou a campanha em primeiro nas pesquisas, mas acabou no 4º lugar.

Durante a campanha, o presidente do Patriotas, Renato Battista, disse que baseava a campanha de do Val no feeling e no posicionamento político do youtuber. Em um levantamento de popularidade dos candidatos nas redes sociais feito pela Exame, Arthur aparecia em segundo lugar, atrás apenas de Guilherme Boulos (Psol) - que teve 20% dos votos e vai para o segundo turno com Covas (PSDB).

(EXAME Research/Exame)

“Fizemos a mesma campanha de 2018 [quando Arthur foi o 2º deputado estadual mais votado de SP], baseada no feeling do Arthur e alinhado com o posicionamento político que ele tem”, explicou Battista, que organizou uma rede de mais de 40 voluntários para gerenciar as dezenas de grupos de Whatsapp criados para dar capilaridade à campanha. “Demos espaço para a militância voluntária participar. Antes, quem queria fazer isso não tinha um meio. Agora tem, participando de uma atmosfera, com pessoas que tem uma convergência ideológica.”

 

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2020

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia