Brasil

Mais 78 municípios são liberados para ativação do 5G, diz Anatel

Segundo a Anatel, até o momento, 140 municípios já foram liberados para utilização desta faixa

Anatel: Diante desse número, 38,5% da população já tem potencial para receber a tecnologia (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Anatel: Diante desse número, 38,5% da população já tem potencial para receber a tecnologia (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de janeiro de 2023 às 14h34.

Mais 78 municípios brasileiros, que estão próximos de capitais ou de cidades com mais de 500 mil moradores, poderão ter o 5G ativado em breve. De acordo com decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a partir da quarta-feira, 25, as operadoras que arremataram lotes na faixa de 3,5 GHz estão autorizadas para solicitar ao órgão o licenciamento e ativações de estações do 5G.

Segundo a Anatel, até o momento, 140 municípios já foram liberados para utilização desta faixa, por onde funciona o 5G 'puro'. Diante desse número, 38,5% da população já tem potencial para receber a tecnologia.

Os novos municípios liberados estão em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Outra decisão tomada pelo grupo de acompanhamento da implantação do 5G na Anatel definiu ainda um planejamento de liberação da faixa até o final do semestre.

"Quando serão liberadas centenas de municípios, com a previsão de que sejam alcançadas 1610 cidades", informou a agência

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:5GAnatelTelefonia

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe