Brasil

Maioria dos paulistanos já ficou sem água, diz Datafolha

60% dos paulistanos ficaram sem água em casa pelo menos uma vez nos últimos 30 dias, segundo a pesquisa Datafolha


	Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2014 às 08h13.

São Paulo - Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 60% dos paulistanos já ficaram sem água em casa pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. A maior parte dos cortes no abastecimento durou mais de 6 horas (74%) e ocorreu durante a noite (56%).

Esta foi a primeira vez que a falta d'água atingiu este alto índice. Nas pesquisas feitas em junho e agosto, eles haviam ficado em 35% e 46%, respectivamente.

Na última sexta-feira, a Justiça Federal liberou o uso da segunda cota da reserva técnica do Sistema Cantareira - o chamado volume morto. Neste domingo, o sistema - que é responsável por abastecer 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo - registrou 3,6% de sua capacidade de armazenamento de água

Com o agravamento da situação no Cantareira, um terço dos paulistanos entrevistados já está se prevenindo da falta d'água estocando água em casa e 66% deles pretendem fazer isto daqui pra frente.

Os entrevistados também mostraram descontentamento com as informações que têm recebido do governo: 77% afirmaram que o governo fornece somente as informações que interessam ao próprio governo. A atuação do governador de São Paulo Geraldo Alckmin - reeleito no primeiro turno - é vista como regular por 36% e ruim ou péssima por 43% dos entrevistados.

A pesquisa foi feita na última sexta-feira, dia 17, com 804 pessoas e tem margem de erro de 4 pontos percentuais. 

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentosao-pauloServiços

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas