Brasil

Maioria dos eleitores estão tristes e com raiva da situação do Brasil

Para 7 em cada 10 brasileiros, as eleições deste ano se resumem em tristeza, insegurança e medo do futuro; mulheres e jovens aparecem como mais afetados

Eleições: a polarização entre os eleitores do pesselista e do petista têm contribuído para o desânimo (NurPhoto/Getty Images)

Eleições: a polarização entre os eleitores do pesselista e do petista têm contribuído para o desânimo (NurPhoto/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 12h32.

Última atualização em 4 de outubro de 2018 às 12h33.

São Paulo — O atual contexto político do país tem deixado os brasileiros com um sentimento de insegurança, tristeza e raiva em relação ao futuro. Apesar disso, no próximo domingo (7), são esses mesmo eleitores que irão às urnas para escolher seus representantes pelos próximos quatro anos.

Segundo revelou a última pesquisa do Datafolha, divulgada na terça-feira (02), o pessimismo em torno dos próximos anos no Brasil superou a sensação de esperança para, em média, 7 em cada 10 eleitores.

De seis situações apresentadas aos entrevistados 88% afirmara que se sentem inseguros no país, 79% estão tristes, 78% estão desanimados, 68% estão com raiva, 62% estão com medo do futuro e 59% estão com mais medo do que esperança.

Nesse levantamento, os entrevistados também responderam suas intenções de voto para presidente. O resultado mostrou crescimento do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com 32% dos votos. Já o segundo colocado, Fernando Haddad (PT), apareceu com 21%.

Nas últimas semanas, a polarização entre os eleitores do pesselista e do petista têm contribuído para o desânimo. No período que antecede o pleito eleitoral, vale lembrar, que diversas situações mexeram com o emocional de todos os lados.

Nos últimos meses, o brasileiro presenciou decisões judiciais de última hora, atentado contra o líder nas intenções de voto e agressão a eleitores.

Nesta quarta-feira (3), mais dois episódios de extremos foram revelados: um ainda não explicado de ataque a tiros contra Major Costa e Silva (DC), candidato ao governo de São Paulo, e o outro de dois candidatos a deputado pelo PSL que rasgaram uma placa em homenagem à vereadora carioca Marielle Franco, assassinada há seis meses.

Mulheres e jovens desesperançosos

O levantamento do Datafolha registra, ainda, que as mulheres e os jovens estão mais abalados com as circunstâncias desta eleição.

Em relação ao sentimento de medo do futuro, 69% do eleitorado feminino se identificou com a afirmação, contra 54% do masculino. Desânimo atinge 81% das mulheres, enquanto o percentual de homens é de 74%.

Já com os jovens, a raiva está presente em 74% deles, enquanto entre os mais velhos (entre 45 e 59 anos), o índice é de 65%. O medo do futuro também preocupa mais quem é novo, com 70% do eleitorado jovem amedrontado, contra 57% dos adultos.

Para essa pesquisa, foram realizadas 3.240 entrevistas presenciais com eleitores, em 225 municípios de todas as regiões do país.

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaEleições 2018Fernando HaddadJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”