Brasil

Maioria dos brasileiros não quer deixar a Síria

“A maioria tem pequenos negócios, construiu sua vida na Síria e não tem a intenção de partir”, disse o ministro Patriota, ao acrescentar que eles têm dupla nacionalidade

Antonio Patriota: porém, o chanceler acrescentou que os brasileiros interessados em deixar o país terão apoio do governo do Brasil (Evaristo Sa/AFP)

Antonio Patriota: porém, o chanceler acrescentou que os brasileiros interessados em deixar o país terão apoio do governo do Brasil (Evaristo Sa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2012 às 19h07.

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (20) que poucos brasileiros entre os cerca de 3 mil que vivem na Síria querem deixar o país. “A maioria tem pequenos negócios, construiu sua vida na Síria e não tem a intenção de partir”, disse, ao acrescentar que eles têm dupla nacionalidade.

Até a noite de ontem (19), o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, mantinha um plano de retirada dos brasileiros da capital síria, Damasco, por via terrestre. Há uma estrada considerada de qualidade que interliga a cidade a Beirute, no Líbano. No entanto, depois de consultas verificou-se que a maior parte dos brasileiros era contrária à saída da Síria.

Porém, o chanceler acrescentou que os brasileiros interessados em deixar o país terão apoio do governo do Brasil. “Os que pedirem apoio para partir, nós daremos. Mas tem sido um número relativamente pequeno”, disse Patriota.

O ministro ressaltou também que conversou com o embaixador do Brasil na Síria, Edgard Casciano, e que ele e os funcionários que deixaram o país chegaram “bem” a Beirute nesta manhã. “Estamos zelando pela segurança do embaixador e dos funcionários”, destacou ele. “A capital Damasco está enfrentando cada vez mais violência nas ruas, inclusive na zona onde fica a Embaixada do Brasil.”

Acompanhe tudo sobre:Antonio PatriotaDitaduraPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrimavera árabeSíria

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais