Brasil

Maia pode anunciar nesta terça candidato à presidência da Câmara

Nome definido pelo bloco do atual presidente enfrentará o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), defendido pelo presidente Jair Bolsonaro

 (Michel Jesus/Agência Câmara)

(Michel Jesus/Agência Câmara)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 15 de dezembro de 2020 às 06h00.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pode anunciar nesta terça-feira, 15, o candidato que apoiará na eleição pela sucessão na presidência da Casa, que acontecerá em 1º de fevereiro. O nome disputará o pleito com o líder do Centrão, deputado Arthur Lira (PP-AL), defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Maia tem se encontrado frequentemente com deputados para decidir o melhor candidato — entre os cotados, estão Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele passou a tarde desta segunda-feira, 14, na Residência Oficial da Câmara discutindo o assunto com aliados. Também recebeu lideranças como PSB, PT e PCdoB, para avaliar qual nome tem mais potencial de agregar apoio da esquerda.

Deputados próximos a Maia afirmam que Marcos Pereira (Republicanos-SP), primeiro vice-presidente da Câmara, poderia ser uma opção viável, com mais chances de vencer Lira. Mas, na semana passada, Pereira saiu do bloco de Maia e se colocou como terceira via na eleição. Agora, existe a possibilidade de que ele se alie ao candidato do governo.

Com o centro e a direita divididos, os partidos de esquerda podem definir o pleito. Maia e Lira buscam garantir apoio entre as legendas. Nas conversas, o atual presidente da Câmara alega que seu sucessor seria uma opção mais moderada e independente do governo, que não apoiaria pautas de costume e ideológicas. Já Lira evita mencionar Bolsonaro e afirma que não será "tutelado" por ninguém.

Na semana passada, seis bancadas aliadas a Maia se uniram em um novo bloco parlamentar para atuar a partir de 2021 na Câmara, de olho na eleição da Mesa Diretora. Além do DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV devem declarar apoio ao candidato de Maia. O grupo conta com 157 deputados.

Já Lira, ao lançar a candidatura, na última quarta-feira, 9, anunciou apoio do Centrão, bloco liderado por ele e formado por PL, PP, PSD, Solidariedade e Avante. Juntas, as bancadas têm 135 deputados. Além deles, manifestaram apoio à candidatura o Patriota e o PSC, além da sinalização do Pros, com a participação do deputado Eros Biondini (MG) ao lado de Lira na mesa.

Ao agregar PSC, Patriota e Pros, o número de apoiadores sobe para 160 deputados. No discurso de lançamento, Lira afirmou que a executiva nacional do PTB também já aprovou o apoio ao nome dele, mas falta decidir o novo líder do partido na Câmara para oficializá-lo. Caso a aliança seja confirmada, serão mais 11 votos para o candidato do governo.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCongressoExame HojeRodrigo Maia

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP